477 d.C. - Um forte terremoto destruia grande parte das Muralhas de Constantinopla, incluindo 57 torres.
963 d. C. — Sínodo de Roma: O imperador Oto I convocava um concílio na Basílica de São Pedro, em Roma. O papa João XII era deposto sob a acusação de uma rebelião armada contra Oto.
1817 - Casamento de D. Pedro de Alcântara, Príncipe do Brasil (futuro Imperador D. Pedro I do Brasil e Rei D.Pedro IV de Portugal) com a Princesa Leopoldina de Áustria (futura Imperatriz e também Rainha Maria Leopoldina).
1835 - Nascia Cesare Lombroso, antropologo e criminalista italiano que defendia a ideia de que era possível identificar um criminoso por meio dos seus aspectos físicos.
1836 — Bento Gonçalves era aclamado presidente da então proclamada República Farroupilha.
1837 - Começava a revolta da Sabinada.
1844 — A República Dominicana tornava-se independente do Haiti.
1860 — Abraham Lincoln era eleito o 16º presidente dos Estados Unidos com apenas 40% do voto popular, derrotando John C. Breckinridge, John Bell e Stephen A. Douglas.
1888 — Em sua segunda visita à Basílica de Aparecida, a Princesa Isabel ofertava à santa uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com um manto azul.
1892 — Inaugurado o Viaduto do Chá, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo.
1913 — O então advogado Mohandras Gandhi (mais tarde conhecido como Mahatma Gandhi) era preso enquanto liderava uma marcha de mineiros indianos que trabalhavam na África do Sul.
1944 - O plutônio era produzido pela primeira vez nas instalações atômicas de Hanford e posteriormente usado na bomba atômica Fat Man lançada em Nagasaki, no Japão.
1962 — A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovava uma resolução condenando as políticas de apartheid da África do Sul e solicitava que todos os estados membros da ONU cessassem as relações militares e econômicas com a nação.
1963 — Após o golpe de 1 de novembro e a execução do presidente Ngo Dinh Diem, o líder do golpe, general Duong Van Minh, assumia a liderança do Vietnã do Sul.
1964 - Morria a pintora brasileira Anita Malfatti.
1971 — A Comissão de Energia Atômica dos Estados Unidos testava a maior bomba de hidrogênio subterrânea dos Estados Unidos, de codinome Cannikin, na ilha Amchitka, nas ilhas Aleutas.
1985 - Na Colômbia, guerrilheiros esquerdistas do Movimento 19 de Abril tomavam o controle do Palácio da Justiça em Bogotá e matavam 115 pessoas, sendo11 delas juízes da Suprema Corte.
1985 - Tomava posse em Portugal o X Governo Constitucional, um governo minoritário do Partido Social Democrata chefiado pelo primeiro-ministro Aníbal Cavaco Silva.
1986 - Estourava o escandalo Irã-contra, nos Estados Unidos.
2016 - Guerra Civil Síria: As Forças Democráticas Sírias (FDS) lançavam uma ofensiva para capturar a cidade de Raqqa do Estado Islâmico do Iraque e do Levante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário