domingo, 29 de março de 2020

RAMOS DA FÍSICA

A Física é uma ciência muito vasta que, por razões históricas, é subdividida em diferentes áreas, a principal dela divide a ciência em: Física Clássica e Física Moderna. 

A Física Clássica  abarca os fenômenos que ocorrem em escalas macroscópicas, como movimento dos astros e projéteisfuncionamento de máquinas térmicasacústicaóptica geométrica, hidrostática, eletrostáti-ca, eletrodinâmica clássica, etc.. 
Esse ramo da Física foi desenvolvido ao longo da história por grandes nomes, como Isaac NewtonGalileu GalileiJohannes KeplerLorde Kelvin, entre outros.

FÍSICA CLÁSSICA 
Mecânica: área responsável por estudar o movimento de partículas ou de meios contínuos, como fluidos. Essa área subdivide-se em.
  • Cinemáticaestuda o movimento sem levar em conta suas causas. Estuda ainda conceitos como posição, deslocamento, velocidade, aceleração, etc.;
  • Dinâmica: estudo das forças, torques e formas de energia relacionadas à geração dos movimentos de translação e rotação. Estuda também conceitos como movimento linear, momento angular, energia mecânica, etc. Tem como subdivisão a dinâmica dos fluidos, conhecida como Hidrodinâmica;
  • Estática: estudo das condições de equilíbrio, inerentes aos corpos extensos. É uma área de conhecimento vastamente aplicada nas construções civis. Trata de conceitos como centro de massa, centro de gravidade, equilíbrio rotacional, equilíbrio translacional, tipos de equilíbrio, etc. Tem como subdivisão o estudo de fluidos em situação de equilíbrio, chamado de Hidrostática.
Eletrostática e Eletrodinâmica Clássica: estudo de fenômenos elétricos estáticos e dinâmicos. Abrange muitos conceitos, como carga elétrica, potencial elétrico, campo elétrico, lei de Coulomb, magnetismo, força de Lorentz, corrente elétrica e equações de Maxwell;
    Termodinâmica Clássica: abrange o estudo dos estados termodinâmicos da matéria em situações de equilíbrio por meio de medidas de propriedades macroscópicas, como pressão, volume e temperatura. Tem como bases a Termologia e a Calorimetria. É utilizada para explicar as trocas de energia por meio das leis da Termodinâmica, que envolvem os conceitos de calor, temperatura, entropia, etc.;
      Ondulatória: engloba a óptica geométrica, a propagação das ondas eletromagnéticas e a acústica, bem como os fenômenos sofridos por ondas, como reflexão, refração, interferência, difração, absorção. É utilizada para a confecção de sistemas e instrumentos ópticos, como espelhos e lentes.

      Física Moderna, por sua vez, é responsável pela descrição de fenômenos microscópicos, como aqueles que acontecem em escalas subatômicas, cuja ordem é inferior aos nanômetros. Também atribui-se à Física Moderna o estudo de corpos que se movem com velocidades relativísticas, ou seja, próximas à velocidade da luz. Dessa forma, foram explicados fenômenos como decaimento radioativofissões e fusões nuclearesefeito fotoelétrico, etc..
      Considera-se que a Física Moderna tenha surgido no século XX com a descoberta do raio X por Wilhelm Röntgen, em 1895; da radioatividade por Antoine Becquerel, em 1896; da quantização das ondas eletromagnéticas por Max Planck, em 1900; da relatividade especial por Albert Einstein, em 1905; e da teoria atômica por Niels Bohr, em 1913.

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário