Reconhecer a diferença entre um texto literário e um texto informativo (não literário) facilitará a interpretação de um texto e também ajudará você no desenvolvimento de uma redação.
Os textos literários tem função estética e tem como objetivo nos entreter, divertir. É ligada à emoção, a arte. Tem uma linguagem subjetiva, pessoal e com muita emoção. Seu sentido é conotativo, ou seja, tem um sentido figurado. O texto é influenciado por quem escreve não sendo obrigatoriamente igual a realidade.
Para analisar um texto literário é preciso procurar metáforas (figuras de linguagem) e simbolismo. A intensidade do texto é mais importante, ficando o conteúdo em segundo plano. São exemplos de textos literários os romances, os poemas dentre outros.
Já, os textos informativos tem a função utilitária. Tem uma única interpretação e linguagem objetiva, clara e impessoal. Seu objetivo é informar, convencer ou explicar. Seu sentido é denotativo.
O autor do texto deve ser imparcial e objetivo para que o leitor tenha uma única interpretação do texto. Para analisar é necessário a comprovação e o conhecimento dos fatos. São exemplos de textos informativos os artigos de jornais, livros didáticos, dicionários, anúncios publicitários, receitas e etc..
Nenhum comentário:
Postar um comentário