segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

O ESTADO DO AMAPA

Localizado no extremo norte do território brasileiro, o Estado do Amapá faz fronteiras com o Pará, Suriname e Guiana Francesa. Sua capital é Macapá.



A área correspondente ao Estado pertencia aos espanhóis conforme o Tratado de Tordesilhas, no entanto, em 1637, a região foi doada ao português Bento Perente, e passou a ser chamada de Costa do Cabo Norte.

Ao longo da história, Amapá foi alvo de constantes invasões. Os ingleses e holandeses tentaram ocupar a região no fim do século XVII, porém, foram expulsos pelos portugueses.
A França, em 1697, enviou tropas para ocupação do território, que foram derrotadas pelos portugueses. Em 1713, os franceses assinaram o Tratado de Utrecht, reconhecendo a soberania portuguesa na região.

Com a independência do Brasil em 1822, o Amapá continuou ligado à província do Pará. A França continuou demonstrando interesse no território, novas invasões por parte deste país ocorreram. Somente no dia 1 de janeiro de 1900, através da Comissão de Arbitragem, em Genebra, o presidente suíço Walter Hauser solicitou a incorporação definitiva do Amapá ao território brasileiro.

Com o intuito de promover o desenvolvimento econômico do Amapá, em 1943, o Governo Federal desvinculou o Amapá do Estado do Pará, e transformou-o em território federal. Somente 1988, através das disposições da nova Constituição Federal, o Amapá tornou-se definitivamente Estado.

A extensão territorial do Amapá é de 142.814,585 Km2, divididos em 16 municípios. Conforme contagem realizada em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população totaliza 669.526 habitantes, sendo que 89,8% residem em áreas urbanas. Apresenta crescimento demográfico de 3,4% ao ano. Seus municípios de maior importância são: Santana, Laranjal do Jari, Oiapoque, Mazagão e Porto Grande.

O relevo é caracterizado por planícies com mangues e lagos no litoral e depressão na maior parte, interrompida por planaltos residuais.

Os principais rios do Estado são: Amazonas, Araguari, Jari, Maracá e Oiapoque. A vegetação é composta por mangues litorâneos, campos gerais, e, principalmente, floresta Amazônica. O clima é equatorial.

As atividades econômicas desenvolvidas na região são o extrativismo e o manejo da floresta, produção do manganês, ouro, plantações de arroz, milho, feijão e mandioca, além da pesca e criação de búfalos.

O Amapá é o Estado brasileiro mais preservado ambientalmente, em 2002 foi criado o maior parque florestal do planeta, o Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque, com área de 3,8 milhões de hectares, área superior ao território da Bélgica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário