segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

MUHAMMAD ALI

Muhammad Ali foi um pugilista norte-americano, considerado um dos maiores boxeadores da história.

Muhammad Ali, nome adotado por Cassius Marcellus Clay Jr., nasceu na cidade de Louisville, Kentucky, Estados Unidos, no dia 17 de janeiro de 1942. Filho de um pintor de faixas e cartazes e de uma empregada doméstica começou a treinar boxe com apenas 12 anos de idade. Em 1960, com 18 anos ganhou sua primeira medalha de ouro nos jogos Olímpicos de Roma, competindo na categoria meio-pesado contra o polonês Zbigniew Pietrzykowski.
Ainda em 1960, Muhammad Ali venceu sua primeira luta profissional realizada em Louisville, contra o também americano Tunney Hunsaker, em uma decisão que durou seis rounds. Foi o início de uma série de 19 vitórias em 19 lutas, quando colecionou 15 nocautes. Em 15 de fevereiro de 1964, disputou o cinturão dos pesos-pesados, quando conquistou seu primeiro título mundial contra o campeão Sonny Liston, quando venceu por nocaute técnico no sétimo round.
Em seguida, engatou uma sequência de dez defesas do cinturando saindo vencedor em todas elas. No dia 6 de março desse mesmo ano, “Cassius Clay” anunciou sua conversão à religião islâmica, mudando seu nome para Muhammad Ali, pois segundo seus mentores, Clay é nome de escravo. Nessa época, se aliou a Malcolm X, grande defensor do nacionalismo negro nos Estados Unidos.
Em 1967, após se recusar a atender a convocação do exército para lutar na Guerra do Vietnã, e por fazer críticas ao envio de tropas militares para a guerra, Muhammad Ali teve sua carreira profissional interrompida ao ser destituído de seus títulos e banido do boxe por três anos e meio, além de ser condenado a cinco anos de prisão. Em 1970, a Suprema Corte acabou por anular a condenação, e Ali foi obrigado a pagar uma multa de 10 mil dólares ao governo norte-americano.
Em 1970, Ali retornou aos ringues, reconquistando o cinturão. Em 1971, em um duelo épico chamado a “Luta do Século”, perdeu para Joe Frazier, depois de 15 rounds, por decisão dos juízes. Em 1974, na revanche contra Joe Frazier saiu vencedor. Nesse mesmo ano enfrentou George Foremann e ganhou por nocaute no oitavo assalto. Entre 1975 e 1977 foram dez lutas vitoriosas que lhe garantiram o cinturão. Em 1978, perdeu o título de campeão do mundo para Leon Spinks, mas na revanche realizada sete meses depois, Ali recuperou o cinturão. Voltou ao ringue mais duas vezes, mas foi derrotado contra Larry Holmes em 1980 e Trevor Berbick, em 1981.
Depois de mais de 60 lutas profissionais, vencendo 56, em sua vitoriosa carreira, Muhammad Ali se tornou uma lenda. Em 1984, já fora do boxe, revelou que sofria do Mal de Parkinson. Realizou diversos trabalhos de caridade pelo mundo. Foi nomeado Mensageiro da Paz pela Organização das Nações Unidas (ONU) e condecorado com a Medalha Presidencial da Liberdade, maior condecoração civil dos Estados Unidos. Em 1996, acendeu a pira dos Jogos Olímpicos de Atlanta. Ali é autor de diversas frases que entraram para a história, entre elas: “Aquele que não tem coragem de assumir riscos não alcançará nada na vida”.
Muhammad Ali faleceu em Scottsdale, Arizona, Estados Unidos, no dia 3 de junho de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário