domingo, 20 de outubro de 2019

DERRAMAMENTO DE DERIVADOS DO PETRÓLEO NO MAR E A TRAGÉDIA NO NORDESTE BRASILEIRO

O derramamento de petróleo é um tipo de poluição ambiental muito difícil de ser contido, por diversos fatores.

O petróleo é um tipo de combustível fóssil de origem animal e vegetal formado geologicamente há milhões de anos. É uma substância líquida oleosa de coloração escura encontrada em muitos lugares no mundo, que pode ser extraída no continente, em terra firme e também no assoalho oceânico.
A extração do petróleo nos oceanos é feita através de máquinas montadas em plataformas fixas ou móveis, que bombeiam o petróleo para o navio ou oleodutos.
O vazamento de petróleo pode ocorrer em navios petroleiros, nas plataformas de extração e nos oleodutos de distribuição, causando danos enormes ao meio ambiente.
Esse derramamento acontece em razão de falhas estruturais dos equipamentos, falhas humanas na execução e também pela pressão exercida no fundo do oceano que pode causar fissuras ou falhas no assoalho, escapando gás ou óleo. Em um desastre ambiental desse tipo são lançadas no mar quantidades enormes do produto, formando manchas que são espalhadas pelas correntes marítimas e pelas correntes de ar.
A poluição causada pelo petróleo é muito tóxica para os amimais marinhos e para as aves migratórias, além de prejudicar indiretamente a população que vive no litoral das áreas atingidas.
Um dos piores desastres com o lançamento de petróleo no oceano ocorreu nos Estados Unidos, no ano de 2010, quando uma quantidade enorme do líquido ficou vazando por meses, atingindo uma extensa área do Golfo do México. O prejuízo ambiental foi incalculável e muitas espécies animais e vegetais foram atingidas, tanto no mar quanto na costa.
O governo do Brasil confirmou que o petróleo que misteriosamente atinge as praias do Nordeste,desde setembro é venezuelano, mas isso não significa necessariamente que a Venezuela seja a responsável pelo vazamento. 
A Venezuela negou responsabilidade no caso, mas não há dúvida de que o derramamento de óleo tem natureza criminosa, pois, caso contrário, o vazamento teria sido relatado internacionalmente. Ainda não se sabe de onde está vindo o petróleo, pode ser de uma transferência de navio a navio (ship to ship), porém e não se descarta nenhuma outra causa possível. 
As transferências de navio para navio ocorrem quando o óleo é transferido entre embarcações no mar. No entanto, as barreiras para impedir que o óleo chegue à praia não têm sido eficazes. A melhor resposta por enquanto é limpar o óleo assim que ele chega às praias. Os Estados brasileiros têm feito isso, com a ajuda de equipes treinadas pela Petrobrás, que deverá ser ressarcida pelo trabalho.
A Petrobrás coletou mais de 200 toneladas de resíduos oleosos, ressaltando ter mobilizado cerca de 1.700 agentes ambientais para limpeza das áreas impactadas na região e mais de 50 empregados para planejamento e execução da resposta às manchas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário