quarta-feira, 11 de setembro de 2019

PARALELISMO DA RETA E DO PLANO

Paralelismo é um estudo a respeito de posições relativas entre retas e planos com foco nas propriedades resultantes dessas posições e das interações entre esses elementos.

Retas paralelas
Dizemos que duas retas são paralelas quando estão contidas no mesmo plano e não há ponto em comum entre elas. Graficamente, essas retas podem ser representadas por duas linhas distintas com mesma direção e sentido.
Representação gráfica de retas paralelas no plano
Representação gráfica de retas paralelas no plano
Quando duas retas são paralelas, qualquer reta contida no mesmo plano que corte a primeira também cortará a segunda e formará os mesmos ângulos correspondentes. 
Reta paralela ao plano
Também existe a possibilidade de analisar o paralelismo entre uma reta e um plano. A ideia é idêntica à anterior: uma reta e um plano são paralelos quando não possuem pontos em comum. Considere uma reta r fora do plano α. Se existir uma reta pertencente a esse plano paralela a r, então, r será paralela ao plano α.Representação gráfica de uma reta paralela a um plano
Representação gráfica de uma reta paralela a um plano
Sendo assim, quando uma reta é paralela a um plano, podemos dizer que ela é paralela a pelo menos uma reta que pertence a esse plano.
Planos paralelos
A definição é a mesma: dois planos são paralelos quando não possuem ponto em comum. As propriedades variam, uma vez que há variação na natureza de uma das figuras:
  • Quando dois planos são paralelos, qualquer reta que pertença a um deles é paralela ao outro. Sendo assim, sempre existirá uma reta no segundo plano paralela a uma reta qualquer do primeiro;
  • Uma reta que é secante a um de dois ou mais planos paralelos é secante aos outros também;
  • Quando um plano contém duas retas concorrentes, ambas paralelas a um segundo plano, esses dois planos também são paralelos;
  • Quando dois planos paralelos são cortados por um terceiro plano, as intersecções entre os planos paralelos e o plano secante são retas paralelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário