sexta-feira, 22 de julho de 2022

ACONTECEU EM 22 DE JULHO

Dia do cérebro

Dia da manga

Dia do cientista social

Dia do cantor lírico  




365 d.C. -  No Egito, a cidade de Alexandria era inundada por um tsunami. No dia anterior houve terremotos no norte da Itália e em Creta.
1099 - Primeira CruzadaGodofredo de Bulhão era eleito o primeiro Defensor do Santo Sepulcro do Reino de Jerusalém.
1598 - A peça de William Shakespeare, O Mercador de Veneza, era inscrita no Stationers' Register, o que constituía uma forma inicial de lei de direitos autorais. Por decreto da Rainha Elizabeth, o Stationers' Register licenciou obras impressas, dando à Coroa um controle rígido sobre todo o material publicado.
1706 — O Tratado de União de 1707 era acordado pelos comissários do Reino da Inglaterra e do Reino da Escócia, que, quando aprovado pelos Parlamentos de cada país, levou à criação do Reino da Grã-Bretanha.

1793  - Alexander Mackenzie chegava ao Oceano Pacífico tornando-se o primeiro humano registrado a completar um cruzamento transcontinental da América do Norte.

1822 - Nascia Gregor Mendel, o pai da genética.

1833 - Lei de Abolição da Escravatura era aprovada na Câmara dos Comuns britânica, iniciando a abolição gradual da escravidão na maior parte do Império Britânico.

1839 - Proclamação da República Juliana, em Laguna, Brasil, pelos revolucionários farroupilhas.

1894 -  Realizada na França a primeira corrida automobilística entre as cidades de Paris e Ruão.

1920 - Nascia o sociólogo Florestan Fernandes.

1933 - O aviador Wiley Post retornava ao Floyd Bennett Field na cidade de Nova York, completando o primeiro voo solo ao redor do mundo em sete dias, 18 horas e 49 minutos.

1946 - Nascia o escritor Fernando Morais.

1960 - Nascia o iatista brasileiro Torben Grael.

1976 -  O Japão concluía sua última reparação às Filipinas por crimes de guerra cometidos durante a conquista imperial do país pelo Japão na Segunda Guerra Mundial.

1977 -  O líder chinês Deng Xiaoping era reintegrado ao poder.

1983 — A lei marcial na Polônia era oficialmente revogada.

1992 — Perto de Medellín, o narcotraficante colombiano Pablo Escobar escapava de sua prisão de luxo temendo extradição para os Estados Unidos.

1990 - Morria o escritor argentino Manuel Puig, autor do Beijo da Mulher Aranha.

2003 — Membros de uma divisão de assalto aéreo do Exército dos Estados Unidos, auxiliados por Forças Especiais, atacavam um complexo no Iraque, matando os filhos de Saddam Hussein: Uday e Qusay, juntamente com Mustapha Hussein, filho de 14 anos de Qusay, e um guarda-costas.

2005  Jean Charles de Menezes era morto pela Polícia Metropolitana de Londres ao ser confundido com o terrorista responsável pelos atentados de 7 de julho de 2005 em Londres.

2009 — A Ásia acompanhava o maior eclipse do século XXI.

2011  Atentados na Noruega: primeiro uma explosão de uma bomba que atingiu prédios do governo no centro de Oslo, seguida por um massacre em um acampamento de jovens na ilha de Utøya.

2012 - Guerra Civil Síria: as Unidades de Proteção Popular (YPG) capturavam as cidades de Serê Kaniyê e Dirbêsiyê, durante confrontos com forças pró-governo em Al-Hasakah.

2013 — O Papa Francisco chegava ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude em sua primeira viagem internacional como papa.
2019 - Chandrayaan-2, a segunda missão de exploração lunar desenvolvida pela Organização de Pesquisa Espacial Indiana depois que Chandrayaan-1 era lançada do Centro Espacial Satish Dhawan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário