O estudo de caso foi realizado na empresa Texto Digital, que atua no setor de comunicação visual. Trata-se de uma microempresa, segundo a categorização do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (SEBRAE).
A Texto
Digital oferece impressões comerciais - adesivos, displays, banners - para eventos, fachadas, vitrines para shoppings e estabelecimentos comerciais.
O serviço digital (impressão) é executado em substrato de papel, lona, adesivo
e em tecido.
Os
principais concorrentes da empresa, Texto Digital, são: M9 Gráfica e
Comunicação Visual, situada no bairro Cajuru; e Color Print, no Hauer, ambas em
Curitiba (PR).
Ao observar o dia a dia da
empresa Texto Digital observou-se que o clima organizacional parece estar
comprometido por frequentes conflitos no ambiente de trabalho, sobretudo entre
os colaboradores do setor operacional – impressão e acabamento. Destaca-se que
as discussões vão desde questões ligadas à execução do serviço até futebol e
ideologia política. Tais discussões vêm atrapalhando a produtividade da
empresa, já que inclusive tem sido constatado um número maior de faltas destes
trabalhadores e o atraso na entrega dos produtos, o que compromete a credibilidade
(e, por conseguinte a rentabilidade) da empresa.
Vale frisar que, segundo
Chiavenato (2008), o clima organizacional está associado à percepção que cada
trabalhador tem do ambiente interno da instituição, na qual ele presta
serviços. Neste sentido, a qualidade deste clima pode ser identificada pela
motivação que o trabalhador tem para desempenhar a sua função.
Buscando solucionar este
problema, propõe-se a realização de três sessões (uma por semana) de 180
minutos, de dinâmica de grupo com os oito (8) colaboradores – comercial,
financeiro, impressores e acabamento –, com o fim de melhorar o relacionamento
entre os membros do grupo. Para a primeira sessão, os colaboradores devem
sentar-se formando um círculo. Cada um receberá o texto Fábula da Convivência
(anexo A), que será lido na sequência pelo coordenador da dinâmica (gerente,
consultor sobre Gestão de Pessoas). Após a leitura, será proposta a roda da
conversa com os seguintes questionamentos: Qual o segredo da boa conivência? O
que depende de mim? E o que depende do outro? E o que depende de nós, para se
alcançar a boa convivência de forma harmoniosa? Todos os colaboradores serão
chamados a participar.
Para a segunda sessão foi
escolhida a Dinâmica da Bala. As cadeiras devem estar dispostas em volta de uma
mesa, onde haverá uma bandeja com balas (uma para cada participante). Os
colaboradores deverão pegar e comer a sua bala, todavia não poderão usar suas
próprias mãos para desembrulhá-la. A ideia é que os colaboradores se ajudem
mutuamente. No término da atividade mais uma vez, os participantes serão
estimulados a falar como se sentiram com a atividade. Para finalizar, o
coordenador da atividade enfatizará a importância do trabalho em equipe,
reforçando a ideia de empatia e solidariedade no ambiente de trabalho.
Na terceira
e última sessão deverá ser aplicada a Dinâmica “A Troca de um Segredo”.
Inicialmente, serão distribuídos uma papeleta e um lápis para
cada participante. Na sequência, os colaboradores deverão escrever uma
dificuldade que sentem no relacionamento no trabalho, mas que não gostariam de
expor oralmente. Eles serão orientados para disfarçar a caligrafia e dobrar o
papel de maneira igual, com o fim de não serem reconhecidos. Os papéis deverão
ser recolhidos e misturados, sendo que cada colaborador deverá escolher um
papel e “assumir” o problema do papel escolhido (como se fosse o seu autor),
sugerindo sua solução. Depois que todos os participantes forem ouvidos, o
coordenador da atividade promoverá a roda de conversa, propondo as seguintes
questões: Como você se sentiu ao descrever o seu problema? Como se sentiu ao
explicar o problema do outro? Como se sentiu quando o seu problema foi relatado
por outro? No seu entender, o outro compreendeu o seu problema? Conseguiu
pôr-se na sua situação? Você sentiu que compreendeu o problema da outra pessoa?
Como você se sentiu em relação aos outros membros do grupo? Mudaram seus
sentimentos em relação aos outros, como consequência deste exercício?
Com
a aplicação destas dinâmicas de grupo espera-se eliminar os conflitos, melhorando
o relacionamento entre os colaboradores, bem como o trabalho em equipe e, por
conseguinte o clima organizacional.
REFERÊNCIAS
CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
Silvia Laura Abrahão
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