terça-feira, 29 de junho de 2021

MODELO ESTUDO DE CASO - GESTÃO DE PESSOAS

 O estudo de caso foi realizado na empresa Texto Digital, que atua no setor de comunicação visual. Trata-se de uma microempresa, segundo a categorização do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (SEBRAE).



A Texto Digital oferece impressões comerciais - adesivos, displaysbanners - para eventos, fachadas, vitrines para shoppings e estabelecimentos comerciais. O serviço digital (impressão) é executado em substrato de papel, lona, adesivo e em tecido.

Os principais concorrentes da empresa, Texto Digital, são: M9 Gráfica e Comunicação Visual, situada no bairro Cajuru; e Color Print, no Hauer, ambas em Curitiba (PR).

A Texto Digital é composta por dois (2) sócios, que são os diretores, um comercial e outro financeiro e nove (9) funcionários: 1 gerente geral;1 gerente de produção; 2 representantes comerciais; 1 auxiliar de financeiro; 3 impressores; 1 profissional de acabamento. 

Ao observar o dia a dia da empresa Texto Digital observou-se que o clima organizacional parece estar comprometido por frequentes conflitos no ambiente de trabalho, sobretudo entre os colaboradores do setor operacional – impressão e acabamento. Destaca-se que as discussões vão desde questões ligadas à execução do serviço até futebol e ideologia política. Tais discussões vêm atrapalhando a produtividade da empresa, já que inclusive tem sido constatado um número maior de faltas destes trabalhadores e o atraso na entrega dos produtos, o que compromete a credibilidade (e, por conseguinte a rentabilidade) da empresa.

Vale frisar que, segundo Chiavenato (2008), o clima organizacional está associado à percepção que cada trabalhador tem do ambiente interno da instituição, na qual ele presta serviços. Neste sentido, a qualidade deste clima pode ser identificada pela motivação que o trabalhador tem para desempenhar a sua função.

Buscando solucionar este problema, propõe-se a realização de três sessões (uma por semana) de 180 minutos, de dinâmica de grupo com os oito (8) colaboradores – comercial, financeiro, impressores e acabamento –, com o fim de melhorar o relacionamento entre os membros do grupo. Para a primeira sessão, os colaboradores devem sentar-se formando um círculo. Cada um receberá o texto Fábula da Convivência (anexo A), que será lido na sequência pelo coordenador da dinâmica (gerente, consultor sobre Gestão de Pessoas). Após a leitura, será proposta a roda da conversa com os seguintes questionamentos: Qual o segredo da boa conivência? O que depende de mim? E o que depende do outro? E o que depende de nós, para se alcançar a boa convivência de forma harmoniosa? Todos os colaboradores serão chamados a participar.

Para a segunda sessão foi escolhida a Dinâmica da Bala. As cadeiras devem estar dispostas em volta de uma mesa, onde haverá uma bandeja com balas (uma para cada participante). Os colaboradores deverão pegar e comer a sua bala, todavia não poderão usar suas próprias mãos para desembrulhá-la. A ideia é que os colaboradores se ajudem mutuamente. No término da atividade mais uma vez, os participantes serão estimulados a falar como se sentiram com a atividade. Para finalizar, o coordenador da atividade enfatizará a importância do trabalho em equipe, reforçando a ideia de empatia e solidariedade no ambiente de trabalho.

Na terceira e última sessão deverá ser aplicada a Dinâmica “A Troca de um Segredo”. Inicialmente, serão distribuídos uma papeleta e um lápis para cada participante. Na sequência, os colaboradores deverão escrever uma dificuldade que sentem no relacionamento no trabalho, mas que não gostariam de expor oralmente. Eles serão orientados para disfarçar a caligrafia e dobrar o papel de maneira igual, com o fim de não serem reconhecidos. Os papéis deverão ser recolhidos e misturados, sendo que cada colaborador deverá escolher um papel e “assumir” o problema do papel escolhido (como se fosse o seu autor), sugerindo sua solução. Depois que todos os participantes forem ouvidos, o coordenador da atividade promoverá a roda de conversa, propondo as seguintes questões: Como você se sentiu ao descrever o seu problema? Como se sentiu ao explicar o problema do outro? Como se sentiu quando o seu problema foi relatado por outro? No seu entender, o outro compreendeu o seu problema? Conseguiu pôr-se na sua situação? Você sentiu que compreendeu o problema da outra pessoa? Como você se sentiu em relação aos outros membros do grupo? Mudaram seus sentimentos em relação aos outros, como consequência deste exercício?

Com a aplicação destas dinâmicas de grupo espera-se eliminar os conflitos, melhorando o relacionamento entre os colaboradores, bem como o trabalho em equipe e, por conseguinte o clima organizacional.

 

REFERÊNCIAS

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

 DUZENTOS E UMA DINÂMICAS DE GRUPO. A dinâmica da bala. 2016. Disponível em: <https://docplayer.com.br/247833-201-dinamicas-de-grupo-201-dinamicas-de-grupo.html>. Acesso em: jun 2021.

 FRITZEN, S. J. Dinâmica de grupo: exercícios práticos. 40. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

 Schopenhauer, A. A fábula da convivência: uma lição sobre nossas relações. Revista Prosa, Verso e Arte, 2021. Disponível em: <https://www.revistaprosaversoearte.com/fabula-da-convivencia-uma-licao-sobre-nossas-relacoes/>. Acesso em: jun 2021.

Silvia Laura Abrahão


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