terça-feira, 2 de junho de 2020

O QUE É A ORGANIZAÇÃO PARA LIBERTAÇÃO DA PALESTINA?

A Organização para a Libertação da Palestina (OLP) é um grupo político que representa o povo palestino. Os palestinos são árabes que vivem em uma região chamada Palestina, no extremo leste do mar Mediterrâneo. Eles perderam grande parte de suas terras quando foi criado na região o país que se chama Israel, em 1948. Desde então, o povo palestino tem trabalhado para criar um Estado palestino independente.



A OLP foi formada em 1964, no Cairo (Egito),pelo presidente da República Árabe Unida, Gamal Abdel Nasser,  com a reunião de vários grupos palestinos em uma mesma organização. O seu seu principal objetivo era criar um grupo que se surgira como governo dos refugiados palestinos da Guerra árabe-israelense de 1948. O primeiro presidente da OLP foi Ahmed Shukeiri, um advogado palestino-egípcio
 Em 1969, Iasser Arafat assumiu o comando da OLP. Seu objetivo primeiro era destruir Israel e recuperar o território que tinha sido destinado a esse país, já que, segundo a OLP, o acordo promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para dividir a região entre os dois povos não tinha sido cumprido pelos israelenses.
Nos anos de 1980, algumas pessoas dentro da OLP deixaram de lado o objetivo de destruir Israel, por acreditar que um Estado palestino podia coexistir ao lado do israelense. Em 1988, os líderes da OLP declararam um país palestino independente e afirmaram que Israel também tinha direito de existir. Alguns grupos palestinos, porém, discordaram e continuaram a pregar a destruição de Israel.
Neste sentido, foi criado o Exército pela Libertação de Palestina, como a asa armada da organização, mas nunca chegou a funcionar como tal. Inicialmente, ficou determinado que a antiga União Soviética (URSS) fornecesse as armas à OLP, uma vez que proporcionara armamento aos Estados árabes desde os anos de 1950. No entanto,, a OLP não recebia as armas diretamente dos soviéticos, senão de intermediários.
Em 1993, a OLP e Israel participaram de negociações secretas em Oslo, na Noruega. As conversações levaram a uma série de acordos de paz. Pela primeira vez, Israel e a OLP admitiram, cada um de seu lado, tinha o direito de existir. Israel também concordou em abrir mão gradualmente de algumas das áreas palestinas que controlava. Um grupo chamado Autoridade Palestina foi criado para governar essas regiões. Arafat e dois líderes israelenses venceram o Prêmio Nobel da Paz em virtude de seus esforços.
A transferência de território não aconteceu, por causa dos combates entre Israel e os palestinos. Embora em 2005 Israel tenha oficialmente abdicado da Faixa de Gaza e de partes da Cisjordânia, na prática isso não chegou a se concretizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário