quinta-feira, 9 de abril de 2020

PROJETO DE PESQUISA

O projeto de pesquisa é a apresentação daquilo que o acadêmico deseja investigar. Neste sentido, quanto mais precisa for a exposição de seus argumentos, melhor será a probabilidade de ele ser aprovado sem restrições e "pitacos" dos orientadores. Isso não significa que ele precisa ser extremamente detalhado (e longo), mas sim objetivo e claro, sem floreios, que muitas vezes só complicarão a execução futura do TCC, da dissertação ou da tese.

Os itens do projeto de pesquisa variam conforme a instituição, sendo que alguns dispensam a introdução (na qual apresenta-se o tema) e a delimitação do tema ou problema, substituindo-os pela denominação básica (e em uma linha) do tema e pela questão de pesquisa (aquela que deve sempre terminar com ponto de interrogação), respectivamente. No entanto, é certo que o tema deve ser claro e limitado (temas amplos confundem o acadêmico e o leitor do trabalho). Nesta mesma perspectiva, a identificação do problema deve ser coerente com aquilo que você efetivamente quer pesquisar, haja vista que a questão de pesquisa deve ser respondida pelo cumprimento do objetivo geral.
Outro ponto importante é o estabelecimento dos objetivos, destacando-se que no caso do projeto preceder um artigo científico basta a formulação do objetivo geral. Como mencionado o objetivo geral deve responder a questão de pesquisa e os objetivos específicos (que devem ser no mínimo três, de acordo com o tamanho e a complexidade do trabalho) que devem ser cumpridos pelos capítulos ou seções do trabalho e, certamente, devem contribuir para o alcance do objetivo geral.
justificativa ou relevância é a parte do projeto na qual o acadêmico "convence" o orientador e, posteriormente os leitores do seu trabalho da importância da abordagem do tema escolhido. Assim, é preciso demonstrar por meio de dados estatísticos ou por citações da literatura pertinente a relevância do estudo para a sociedade de um modo geral, para os profissionais e acadêmicos da área do estudo e para o pesquisador (o acadêmico). Além disso, também podem ser expostos os eventuais benefícios, ou contribuições que a realização do trabalho trará.
Em alguns projetos de pesquisa é necessário apresentar os fundamentos, ou seja, os principais conceitos teóricos que serão abordados no futuro trabalho. Logo, neste item nada de contar a história ou a evolução do tema, basta a apresentação de citações (devidamente referenciadas, segundo a ABNT) intercaladas com  sua interpretação. Deste modo, esta seção deverá ter no máximo de 3 a 5 folhas. Uma boa dica é expor os conceitos teóricos que serão abordados ou estudados para o cumprimento dos objetivos específicos.
A metodologia é a parte mais importante do projeto, uma vez que nesta seção, além da caracterização da pesquisa (exploratória, descritiva, estudo de caso, experimental, etc.), serão apresentadas as técnicas e os instrumentos para a coleta de dados (bibliográfica, documental, de campo, formulários, questionário, entrevista, observação, etc.), bem como serão detalhadas a forma como o fenômeno será investigado e as fontes (primárias e secundárias) usadas para isso. Também deverão constar da metodologia o método e a abordagem usada para a análise (quantitativa e qualitativa) dos dados. No caso das pesquisas de campo, é necessário a identificação da amostra (sujeitos de pesquisa) e a descrição das etapas de execução da pesquisa.
Deve ainda constar do projeto de pesquisa o cronograma que regerá toda a execução do trabalho - projeto, pesquisa, TCC (dissertação, tese, artigo, monografia) e defesa - e o orçamento, que, por sua vez, deverá indicar todos os custos com o trabalho, inclusive o gasto com os eventuais deslocamentos para a concretização da pesquisa.
Por fim, devem ser apresentadas as referências (autores e obras) usadas no PROJETO, isto é, não é necessário apontar as obras que serão usadas posteriomente, na elaboração do trabalho final.
Vale ainda salientar que a apresentação gráfica deve obedecer as regras de formatação da instituição, por isso a consulta dos manuais é imprescindível.

Silvia Laura Abrahão

Nenhum comentário:

Postar um comentário