Podemos encontrar a vegetação de cerrado, principalmente, na região centro-oeste do Brasil, ou seja, nos Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Está presente também nas seguintes regiões: quase todo Estado de Tocantins, oeste de Minas Gerais, sul do Maranhão e sul do Piauí. Ocupa uma área de, aproximadamente, 203 milhões de hectares.
O cerrado é uma vegetação típica de locais com as estações climáticas bem definidas (uma época bem chuvosa e outra seca) e regiões de solo de composição arenosa.
Características do Cerrado:
- presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte;
- as raízes destes arbustos são profundas (propriedade para a busca de água em regiões profundas do solo, em épocas de seca);
- as cascas destas árvores são duras e grossas;
- as folhas são cobertas de pelos;
- presença de gramíneas e ciperáceas no estrado das árvores;
- temperatura média anual entre 18°C e 23°C;
- o índice pluviométrico anual fica em torno de 1.450 mm. Cerca de 80% das chuvas ocorrem entre os meses de setembro e abril;
- o solo do cerrado caracteriza-se por apresentar cor avermelhada, em função da grande presença de óxido ferroso. Outra característica do solo do cerrado é o fato dele apresentar pH baixo.
Os principais arbustos encontrados no cerrado são: pau-santo, pequi e lixeira. As frutas nativas do cerrado brasileiro são: baru, buriti, cagaita, araticum, piqui e magaba.
Animais do Cerrado
As principais espécies de animais encontradas no Cerrado são: anta, cervo, onça-pintada, suçuarana, tatu-canastra, lobo-guará, lontra, tamanduá-bandeira, gambá, ariranha, gato-palheiro, veado-mateiro, cachorro-vinagre (cachorro-do-mato), macaco-prego, quati, queixada, porco-espinho, capivara, tapiti e preá.
Desmatamento do Cerrado
Infelizmente, em função do avanço da agricultura nesta região, principalmente de soja, o cerrado vem diminuindo de tamanho com o passar dos anos. O crescimento da pecuária de corte também tem colaborado para a diminuição deste tipo de vegetação. Ambientalistas afirmam que, nos últimos 50 anos, a vegetação do cerrado diminuiu para a metade do tamanho original. De acordo com dados de 2010, 49,1% da vegetação nativa (original) do cerrado já havia sido desmatada. Dos 2.038.953 km² da área original do cerrado, apenas 1.038.605 km² (50,9%) encontra-se preservada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário