domingo, 29 de março de 2020

ASPECTOS GERAIS DA PRÉ-HISTÓRIA

Talvez a tarefa mais complexa das ciências humanas, principalmente para a história, arqueologia e antropologia, é datar a origem da humanidade. Didaticamente, foi estabelecida a  divisão entre Pré-História e História, sendo que a última inicia-se com o aparecimento das primeiras civilizações, ou seja, com o surgimento das primeiras cidades, os primeiros sistemas políticos e sistemas de escrita. Deste modo, compreende-se que a Pré-História é o período anterior às primeiras civilizações.

O estudo da Pré-História estabeleceu que os hominídeos são os grupos de seres pré-históricos que se assemelham ao homem atual. Os gêneros de hominídeos no decorrer dos tempos: entre cinco milhões de anos e aproximadamente a 120 mil anos.
Os hominídeos mais antigos são do gênero Ardipithecus e Austrolopithecus. O Ardipithecus ramidusviveu na Terra entre 5 e 4 milhões de anos. Já a do Australopithecus afarensis viveu entre 3,9 e 3 milhões de anos. As feições e os comportamentos desses hominídeos eram bem menos versáteis que do gênero Homo que viria depois.
Os primeiros homens do gênero Homo são o Homo habilis, que viveu na Terra entre 2,4 a 1,5 milhões de anos. O Homo erectus, entre 1,8 milhão a 300 mil de anos. Já a do sucessor desse último, Homo neanderthalensis, variou entre 230 e 30 mil anos. O Homo sapiens, que constitui o ser humano tal como o conhecemos hoje, apareceu, provavelmente, há cerca de 120 mil anos, como uma variação do Homo neanderthalensis.
De forma geral, esses grupos de hominídeos são classificados como caçadores, coletores e nômades, isto é, não se fixavam num território. 
A Arqueologia e a História, por meio de sistemas de datação, como o do Carbono 14 e da termoluminescência, dividem a ação desses hominídeos em fases: o Paleolítico, ou Idade da Pedra Lascada, e o Neolítico, ou Idade da Pedra Polida. Essas divisões também se fundamentam no do grau de domínio da tecnologia rústica, como o uso de artefatos como pedra, madeira, pedaços de ossos e cerâmica.
A última fase da Pré-História é a Idade dos Metais, que corresponde ao período em que o homem passou a ter um pleno domínio do fogo e começou a fazer a fusão de metais, obtendo, por exemplo o bronze. Esse período data de 6 a 5 mil anos atrás e coincide com o aparecimento das primeiras civilizações.
A Arte Rupestre (desenhos feitos em rochas e cavernas) revelam os primeiros símbolos e registros da ação do homem na Terra, por isso tem um valor inestimável para o estudo da humanidade.
Silvia Laura Abrahão

Nenhum comentário:

Postar um comentário