sábado, 31 de agosto de 2019

QUEM FOI CALÍGULA?

Caio Júlio César Augusto Germânico, conhecido como Calígula, foi um imperador romano do ano 37 a 41. Calígula era da dinastia júlio-claudiana e passou para história como um dos mais cruéis, polêmicos e extravagantes imperadores romanos.



Calígula nasceu na cidade de Anzio (região do Lácio, centro oeste da Itália) em 31 de agosto do ano 12. Era filho de Júlio César Germânico (general romano) com Agrippina Maior. No campo militar, destacou-se nas campanhas da Britânia e Gália. Anexou a província da Mauritânia. 
Administrativamente, Calígula foi responsável por um significativo desenvolvimento econômico de Roma, no início de seu governo (antes da doença mental). Porém, de acordo com Seutônio, Calígula desde jovem demonstrava personalidade cruel e era um amante da vida sem regras.
Adquiriu uma doença mental, provavelmente demência, que o fez perder o equilíbrio e a lucidez. Este problema interferiu em seu modo de governar. A partir de então, Roma passou por dificuldades, principalmente financeiras, em função dos gastos exagerados com reformas públicas e urbanísticas. Historiadores afirmam que estes gastos públicos irracionais chegaram a provocar a fome em grande parte dos habitantes de Roma. 
Tornou-se um tirano e introduziu em Roma o culto divino ao imperador.Durante seu governo teve vários atos cruéis como, por exemplo, mandar matar membros de sua própria família. Perseguiu também vários membros da aristocracia, com o objetivo de tomar seus bens.Um dos fatos mais icônicos de seu reinado, foi sua ideia de colocar no Senado Romano, o seu cavalo favorito, Incitatus. Porém, muitos historiadores dizem que esta história é mais lendária do que verídica.
 Alguns historiadores da época descrevem Calígula como uma pessoa totalmente desiquilibrada no âmbito das relações pessoais. Vida sexual desregrada, conflitos familiares e atitudes provocativas fizeram parte da vida do polêmico imperador romano. Calígula teve quatro esposas: Júnia Claudilla, Lívia Orestila, Lólia Paulina e Milônia Cesônia. Com esta última teve sua única filha: Júlia Drusila. 
Calígula faleceu em 24 de janeiro de 41 (aos 28 anos), na cidade de Roma, vítima de assassinato (conspiração) por um membro da guarda pretoriana chamado Cassio Cherea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário