Os trabalho científicos que envolvam um estudo de caso, além da pesquisa bibliográfica (aquela realizada em livros, leis e artigos científicos) precisam da realização de uma pesquisa documental.
A pesquisa documental é aquela realizada nos documentos na instituição estudada, normalmente são os levantamentos sobre alguma característica que a pesquisa busca aprofundar. Neste sentido, percebe-se que esses documentos não receberam nenhum tratamento científico e nem tampouco foram publicados, fato que diferencia este tipo de técnica de coleta de dados da técnica bibliográfica, na qual os dados recebem esse tratamento e são devidamente publicados, seja pela impressão tradicional (livros, periódicos, leis), seja pelo meio eletrônico (Internet).
A pesquisa documental também ocorre quando queremos inventariar bens ou caracterizar a carteira de clientes de uma organização.
É necessário constar dos seus procedimentos metodológicos o uso da pesquisa documental, principalmente o porquê de estar sendo usada e como está sendo usada (descrição do procedimento). Também é relevante você fazer uma citação direta (curta ou longa), devidamente referenciada (autor, ano e página, se a formatação for pela ABNT), para demonstrar que a sua metodologia segue realmente as regras científicas.
Ex.:
Marconi e Lakatos (2010, p. 12) explicam que a característica da pesquisa documental é "a própria fonte de dados, ou seja, os documentos, que podem ser escritos, ou não, sendo que esses constituem os denominados dados primários".
De acordo com Oliveira (2007, p. 70), "na pesquisa documental, o trabalho do pesquisador requer uma análise mais cuidadosa, visto que os documentos não passaram antes por nenhum tratamento científico".
Silvia Laura Abrahão
REFERÊNCIAS
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia cientifica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, Vozes, 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário