quinta-feira, 2 de agosto de 2018

O QUE É PLÁGIO?

Durante a graduação e a pós-graduação, o acadêmico precisa escrever artigos, relatórios, resenhas, dissertações, teses e outros gêneros de trabalhos escritos, que normalmente requerem pesquisa, que por sua vez é realizada na Internet. 


Leituras preliminares são essenciais para fundamentar tais trabalhos, até mesmo para familiarizar o acadêmico com autores e temas específicos.

Sob esta perspectiva, percebe-se que a escrita do trabalho deve fundar-se nestas leituras. Todavia, infelizmente alguns acadêmicos acabam COPIANDO literalmente os textos lidos, configurando assim o PLÁGIO ACADÊMICO.


O plágio acadêmico se configura como o uso indevido da obra de outro autor, através da inserção de parágrafos e imagens sem referência à fonte original.


Em outras palavras, PLÁGIO ACADÊMICO é tomar o texto de outrem como seu. Também configura-se plágio o uso da ideia do autor escrita com as palavras do acadêmico, sem a devida referência da fonte

É fato que os acadêmicos durante todo o curso são orientados pelos professores sobre as regras de elaboração de trabalhos acadêmicos tendo, inclusive, uma disciplina reservada aos ensinamentos da pesquisa científica, embora saiba-se que tais orientações sejam insuficientes.

Entretanto, as informações referentes ao uso INDEVIDO de obras (livros, artigos, imagens, estatísticas, etc.) são plenamente discutidas pelos professores e acadêmicos, o que derruba a hipótese de que o acadêmico desconhecia tal proibição.

Salienta-se que o PLÁGIO ACADÊMICO é detectado por qualquer professor por meio de programas de computador, além de estarem habilitados, pela própria experiência acadêmica, a distinguir textos escritos pelo aluno e por autores já renomados.


Portanto, acadêmico não se iluda com a tese de que o professor não irá evidenciar este ou aquele parágrafo copiado


plágio acadêmico é penalizado e o autor original pode reivindicar os direitos autorais de sua obra, de acordo com a Lei n. 9.610, de 1998, a Lei de Direitos Autorais.

Deste modo, recomenda-se que o acadêmico fique atento ao fazer o seu trabalho, ou mesmo no instante que delega tal função a empresas especializadas neste setor (usadas diante da falta de tempo característica da sociedade contemporânea), por isso confie em empresas estabelecidas, com endereço físico e digital claros, com experiência na área.


É sempre possível usar parte de texto de obras, desde que essa seja referenciada devidamente, segundo as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT).

Silvia Laura Abrahão





Nenhum comentário:

Postar um comentário