segunda-feira, 30 de julho de 2018

O QUE É UMA RESENHA!!!!!

O objetivo da resenha é divulgar objetos de consumo cultural 
- livros, filmes peças de teatro, etc.. Por isso, a resenha é um texto de caráter efêmero, pois "envelhece" rapidamente, muito mais que outros textos de natureza opinativa, uma vez que leva em conta todo um contexto social, no qual ela foi realizada, além da interpretação subjetiva do autor resenhista.



A resenha pode ser simples/resumo ou crítica. A resenha-resumo, como o próprio nome diz, limita-se a resumir o conteúdo de um livro, de um artigo, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de um espetáculo, sem qualquer crítica ou julgamento de valor. Trata-se de um texto informativo, pois o objetivo principal é informar o leitor.

resenha-crítica, por sua vez, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião, também denominado de recensão crítica.

O que deve constar numa resenha

  • O título (nome do objeto);
  • A referência bibliográfica da obra;
  • Alguns dados bibliográficos do autor da obra resenhada;
  • O resumo, ou síntese do conteúdo;
  • A avaliação crítica (quando for resenha crítica).

O título da resenha

     O texto-resenha, como todo texto, tem título, e pode ter subtítulo, conforme os exemplos, a seguir:

    Título da resenha: Astro e vilão (nome do livro)

    Título da resenha: Estadista de mitra (nome do capítulo resenhado)
A referência bibliográfica do objeto resenhado

 
Nome do autor (SOBRENOME, pré-nome). Título da obra (só a primeira palavra inicia com letra maiúscula - negrito ou itálico): subtítulo (minusculo e sem destaque). Lugar da publicação: Nome da editora, ano da publicação

Exemplo livro: SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. Lisboa: Companhia das Letras, 1995.

Exemplo artigo: GARCIA, Rosa W. D. Dieta mediterrâneainconsistências ao se preconizar modelos de dieta. Revista Cadernos de Debate. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da UNICAMP, v. VIII, 2001, p. 28-36.

 O resumo do objeto resenhado

     O resumo que consta numa resenha apresenta os pontos essenciais do texto e seu plano geral.

     Pode-se resumir agrupando num ou vários blocos os fatos ou ideias do objeto resenhado. Pode-se também resumir de acordo com a ordem dos fatos, das partes e dos capítulos.

A crítica

     A resenha crítica não deve ser vista ou elaborada mediante um resumo a que se acrescenta, ao final, uma avaliação ou crítica. A postura crítica deve estar presente desde a primeira linha, resultando num texto em que o resumo e a voz crítica do resenhista se interpenetra, sempre apoiada em argumentos, todavia é neste tópico que o resenhista pode colocar a sua opinião de forma mais explícita     O tom da crítica deverá ser moderado, respeitoso e se ater ao texto resenhado e não ao autor ou ao conjunto da obra. 


Silvia Abrahão

Nenhum comentário:

Postar um comentário