sábado, 27 de julho de 2019

DESERTIFICAÇÃO

Desertificação é um fenômeno em que um determinado solo é transformado em deserto, através da ação humana ou processo natural. No processo de desertificação a vegetação se reduz ou acaba totalmente, através do desmatamento. Neste processo, o solo perde suas propriedades, tornando-se infértil (perda da capacidade produtiva).


Nas últimas décadas vem ocorrendo um significativo aumento do processo de desertificação no mundo As principais áreas atingidas são: oeste da América do Sul, Oriente Médio, sul da África, noroeste da China, sudoeste dos Estados Unidos, Austrália e sul da Ásia. 
 No Brasil, a desertificação vem aumentando, atingindo várias regiões. Nordeste (região do sertão), Pampas Gaúchos, Cerrado do Tocantins e o norte do Mato Grosso e Minas Gerais. Vale ressaltar que alguns geógrafos e geólogos brasileiros defendem que, no caso dos Pampas Gaúchos, está ocorrendo um processo de arenização e não de desertificação.

Problemas gerados

A desertificação gera vários problemas e prejuízos para o ser humano. Com a formação de áreas áridas, a temperatura aumenta e o nível de umidade do ar diminui, dificultando a vida do ser humano nestas regiões. Com o solo infértil, o desenvolvimento da agricultura também é prejudicado, diminuindo a produção de alimentos e aumentando a fome e a pobreza.
 O meio ambiente também é prejudicado com este processo. A formação de desertos elimina a vida de milhares de espécies de animais e vegetais, pois modifica radicalmente o ecossistema da região afetada. A desertificação também favorece o processo de erosão do solo, pois as plantas e árvores não existem mais para "segurar" o solo.

Principais áreas afetadas pela desertificação:

- Áreas degradas por prática de pecuária;

- Áreas degradadas por prática de agricultura de sequeiro;

- Áreas degradas por pastoreio;

- Áreas degradadas por irrigação.

Em 2010, a Organização das Nações Unidas  (ONU) declarou a década seguinte (2010 a 2020) como sendo a "Década das Nações Unidas para os desertos e a luta contra a Desertificação".
Cerca de 30% do território do nosso planeta já está sofrendo as consequências do processo de desertificação.De acordo com dados divulgados pela ONU, em 2016, aproximadamente cem nações possuíam territórios com processo de desertificação em andamento. A maioria delas já sofriam seus efeitos ambientais negativos. 
De acordo com estudos recentes, cerca de 140 milhões de pessoas no mundo tiveram que mudar de região, nos últimos 50 anos, em função dos efeitos negativos da desertificação. Atualmente, 25% da população mundial corre risco de ser afetada de alguma forma pela desertificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário