O profissional formado no curso de Direito pode optar por seguir a carreira jurídica ou se tornar advogado.
Para atuar como advogado, o bacharel em Direito precisa realizar o Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Somente após ser aprovado nesta prova é que o profissional recebe o registro na OAB e pode exercer a profissão.
A principal atividade de um advogado é representar e defender os interesses de seus clientes com base nas leis vigentes do país. Ele pode representar pessoas físicas e jurídicas.
Um advogado pode se especializar em diferentes vertentes do Direito, tais como:
- Civil;
- Trabalhista e Previdenciário;
- Penal;
- Ambiental;
- Eleitoral;
- Tributário;
- Empresarial.
- Advogado de Acusação: representando os interesses de alguém que se sente lesado ou prejudicado e deseja acusar outra pessoa.
- Advogado de Defesa: neste caso seu cliente está sendo acusado de algum crime ou infração e precisa se defender perante a Lei.
A primeira etapa do trabalho de um advogado é entender a situação e objetivos de seu cliente e tentar realizar um acordo entre as partes envolvidas sem a necessidade de um processo jurídico. Se as partes não entrarem em acordo, é o advogado que elabora o caso para apresentá-lo ao Tribunal de Justiça.
O advogado é o responsável por acompanhar o processo, saber em quais instâncias ele está sendo analisado e manter seu cliente informado da evolução do processo.
Além de atuar como advogado de defesa ou acusação, este profissional pode trabalhar com assessoria jurídica. Neste caso, pode ser contratado por empresas ou trabalhar como autônomo. Ele realiza esta assessoria redigindo e analisando contratos e orientando ações de empresários conforme as leis aplicáveis a cada área de atuação.
Perfil profissional
Quem deseja seguir carreira em Direito deve gostar muito de ler. Esta é uma profissão que exige muito estudo e leituras em uma linguagem bem específica.
Ética e senso de responsabilidade social são fundamentais para um bom profissional desta área. Independentemente da carreira que o bacharel em Direito optar, suas ações possuem grande impacto na vida de outras pessoas e é preciso ter senso de justiça e um entendimento correto da aplicação das leis vigentes.
Outra característica importante deste profissional é a boa comunicação, tanto na linguagem falada como na escrita. Um advogado precisa conhecer as regras gramaticais da Língua portuguesa e saber se comunicar de maneira clara e objetiva.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho na área de Direito está sempre aberto. Isto porque, enquanto existir vida em sociedade, existirá a necessidade de aplicar normas e leis para garantir a ordem e segurança.
Profissionais desta área podem atuar em órgãos públicos, escritórios de advocacia, departamentos jurídicos de empresas privadas ou montar seu próprio negócio.
Seguir a carreira acadêmica é outra opção para este profissional, que pode ministrar aulas para cursos técnicos e faculdades.
Sobre o curso
O curso de graduação em Direito possui a habilitação em bacharelado e duração média de 5 anos.
Esta formação é bastante humanista e procura sensibilizar o profissional para as questões como a desigualdade social. Além disso, busca fazer com que o profissional compreenda com clareza as leis que regem o trabalho, as políticas públicas, o direito do consumidor, entre outros.
Ao final do curso o aluno deverá realizar um estágio supervisionado na área e elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Nenhum comentário:
Postar um comentário