Dia do palentólogo
1274 - Morria o teólogo Tomás de Aquino.
1553 - Luís de Camões recebia carta de perdão (estava preso após luta de espadas com certo Gonçalo Borges, em 16 de junho de 1552).
1557 — Chegava à Baía de Guanabara um grupo de huguenotes, ironicamente sob a liderança do católico Nicolas Durand de Villegagnon.
1808 - Chegada da família real portuguesa ao Rio de Janeiro.
1808 - Príncipe João Maria de Bragança, atuando como regente pois sua mãe Rainha Maria I de Portugal havia sido declarada mentalmente incapaz, autoriza ava instalação de estabelecimentos industriais em qualquer lugar do Brasil.
1810 — Rodrigo de Sousa Coutinho conseguia conduzir Príncipe João Maria de Bragança a divulgar uma carta Régia, que defendia uma crítica do sistema mercantilista, desarmamento alfandegário, prioridade conferida à agricultura numa primeira fase de acumulação de capitais, desenvolvimento sucessivo do comércio e da indústria.
1827 - Na Guerra da Cisplatina, o Brasil tentava invadir o Forte de Carmen de Patagones, na Argentina.
1876 - Alexander Graham Bell patenteava uma invenção, que ele chamou de "telefone".
1912 - Roald Amundsen anunciava que sua expedição alcançou o Polo Sul em 14 de dezembro de 1911.
1930 - Gandhi fazia a marcha do sal.
1936 - Prelúdio da Segunda Guerra Mundial: violando os tratados de Locarno e de Versalhes, a Alemanha reocupa a Renânia.
1953 - O estado-unidense James Watson e o britânico Francis Crick decifravam a estrutura de dupla hélice para o DNA.
1965 - Domingo Sangrento: um grupo de 600 manifestantes dos direitos civis era brutalmente atacado por policiais estaduais e locais em Selma, Alabama, Estados Unidos.
1989 - O Irã e o Reino Unido rompiam relações diplomáticas após o caso Salman Rushdie e seu controverso livro, Versos Satânicos.
1990 - Morria o político brasileiro Luís Carlos Prestres.
1994 - Nelson Mandela, líder do Congresso Nacional Africano, rejeitava a proposta de dividir a África do Sul.
1996 — Palestina: constituia-se o primeiro parlamento eleito democraticamente.
2009 - Lançamento do observatório espacial Kepler, projetado para descobrir planetas semelhantes à Terra orbitando em outras estrelas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário