quinta-feira, 16 de abril de 2020

PRONOMES - PESSOAIS


O pronome é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo (nome), definindo-lhe os limites de significação. Temos pronomes pessoaos, demonstrativos, possessivos, relativos, interrogativos e idefinidos.


Os pronomes pessoais subdividem-se em pronomes pessoais do caso reto, pronomes pessoais oblíquos e pronomes pessoais de tratamento. Aqui, abordamos os pronomes do caso reto e oblíquo.

Os pronomes pessoais SEMPRE concordam com o verbo!!!!!

Caso reto: na oração funciona CLARAMENTE como sujeito, isto é quem faz ou sofre a ação. São eles: eu, tu, ele/ela, nós, vós, eles/elas.
Ex.: Nós fomos ao clube. (nós = sujeito)

Caso oblíquo: na oração tem a função de complementar o verbo, sinalizando também quem é o sujeito.
Ex.: Desculpem-me. (me = objeto)

Os pronomes oblíquos subdividem-se em:
- oblíquos átonos: nunca precedidos de preposição: me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, se, os, as, lhes.
Ex.:Basta-me o tua gratidão.

- oblíquos tônicos: sempre precedidos de preposição(a, para, de, com): mim, ti, si, comigo, contigo, conosco convosco.
Ex.: Basta a mim a tua gratidão.


Silvia Laura Abrahão

Nenhum comentário:

Postar um comentário