É o menor Estado da região Sudeste e possui a terceira maior população do país. Situa-se no leste da região Sudeste, tendo como limites Minas Gerais ao norte e noroeste, Espírito Santo a nordeste, São Paulo a sudoeste e o Oceano Atlântico a leste e ao sul. Sua capital é a cidade do Rio de Janeiro.
Os habitantes ou naturais do município do Rio de Janeiro são designados pelo gentílico "carioca". Porém, o termo "fluminense" é usado também para designar algo ou alguém relacionado ao Estado.
O território atual do Rio de Janeiro localizava-se em trechos das Capitania de São Tomé e de São Vicente, na época do sistema de Capitanias Hereditárias no Brasil. Com o objetivo de evitar a ocupação da região pelos franceses, em 1º de março de 1565 foi fundada a cidade do Rio de Janeiro, por Estácio de Sá. Em 1763, a cidade tornou-se sede do Vice-reino do Brasil e a capital da colônia. Em 1960 a capital foi transferida para Brasília.
A sua economia é baseada também na prestação de serviços, tendo ainda uma parte significativa de indústrias e pouca agropecuária. O Rio de Janeiro possui a segunda maior economia do Brasil, perdendo apenas para São Paulo, e a quarta da América do Sul.
O Rio de Janeiro é um dos espaços mais industrializados do país. A capital é, inclusive, uma das duas cidades globais brasileiras, fazendo parte da região que constitui a única megalópole da América do Sul, abarcando uma área que se estende até São Paulo e a Baixada Santista.
O parque industrial é diversificado, com empresas no ramo da metalurgia, siderurgia, produção de alimentos e, principalmente, extração e refino do petróleo. Outra significativa fonte de produção de riquezas é a atividade turística, sendo a cidade carioca um dos principais vetores do turismo no Brasil. O carnaval do Rio de Janeiro é o mais famoso do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário