sábado, 28 de março de 2020

O ESTADO DE ALAGOAS

Localizado na Região Nordeste, o Estado de Alagoas tem um litoral que, por seu recorte, é rico em belezas naturais, com muitas áreas de mangue e lagoas. O Estado faz limites com Pernambuco, Sergipe, Bahia e é banhado pelo oceano Atlântico.

A extensão territorial de Alagoas é de 27.767,661 quilômetros quadrados, o território é composto por 102 municípios. Conforme contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), totaliza 3.120.494 habitantes; o crescimento demográfico é de 1% ao ano, a densidade demográfica é de aproximadamente 112,3 hab/km².

O relevo é caracterizado por planície litorânea, planalto a norte e depressão no centro, o ponto mais elevado é a serra Santa Cruz, com 844 metros acima do nível do mar. O clima na maior parte do território alagoano é tropical, com temperaturas entre 18 °C e 26 °C. O inverno é a estação que ocorre maior índice de precipitações pluviométricas, no interior do Estado há regiões com clima semiárido, com distribuição irregular das chuvas. A vegetação é composta por floresta tropical, mangues litorâneos e caatinga.
Os principais rios são: Ipanema, Moxotó, Mundaú, Paraíba, São Francisco.
A capital do Estado é Maceió, uma das cidades mais visitadas da Região Nordeste. Apresenta rica culinária, tendo nos frutos do mar seu prato mais atrativo. O prato típico do litoral é o sururu, uma espécie de marisco. O bairro do Pontal da Barra oferece os mais variados tipos de renda, um dos mais conhecidos produtos do artesanato da capital.
A população de Maceió é de 932.748 habitantes, outras cidades populosas do estado são: Arapiraca (214.006), Palmeira dos Índios (70.368), Rio Largo (68.481), União dos Palmares (62.358), Penedo (60.378), Coruripe (52.130). 
A economia do Estado tem no setor de serviços sua principal atividade econômica, boa parte apoiada no turismo. Alagoas possui grandes plantações de cana de açúcar destinada à agroindústria do açúcar e do álcool. Além da cana de açúcar ocorre a produção de fumo, coco, algodão, arroz, feijão, milho, mandioca, mangaba, laranja, abacaxi e banana.
O Estado produz petróleo e gás natural. Também se destacam o polo cloroquímico e a produção de alimentos, tecidos e vestuário.
Alagoas apresenta vários problemas sociais, a taxa de mortalidade infantil é a maior do Brasil, a cada mil crianças nascidas vivas, 46,4 morrem antes de completar 1 ano. Menos de 30% das residências possuem saneamento básico. Alagoas detém o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os estados brasileiros (0,677).

Nenhum comentário:

Postar um comentário