Monet nasceu na França, em 14 de novembro de 1840. Tornou-se um grande pintor e um dos mais importantes representantes do impressionismo. Foi uma de suas pinturas, “Impressão: Nascer do Sol”, que deu nome ao movimento artístico impressionista.
Passou sua infância na cidade de Le Havre, na Normandia. Seu pai era comerciante e desejava que seu filho seguisse seus passos. Entrou para a escola secundária de artes e com isso, seu interesse pela pintura cresceu ainda mais. Nesse momento, fez diversas caricaturas e seus desenhos já começaram a impressionar muita gente.
Com a morte de sua mãe, Monet passou a morar com sua tia Marie-Jeanne Lecadre, também pintora e interessada em artes. Em 1859, decidiu estudar Artes na cidade de Paris, entretanto, ficou decepcionado com a arte acadêmica. Nesse período participou de diversos encontros com intelectuais e artistas que costumavam estar em cafés da cidade.
Mais tarde, foi trabalhar no estúdio de Charles Gleyre. Ali, ele conheceu Auguste Renoir, outro importante pintor do movimento impressionista.Além dele, teve contato com Gustave Courbet, pintor de estilo mais realista e Camille Pisarro, co-fundador do movimento impressionista.
Inspirados nas técnicas de Eugene Bodin, Monet passou a produzir pinturas ao ar livre. Todavia, algumas de suas obras foram rejeitadas para exposição, momento em que Monet começa a passar por dificuldades financeiras.
Casou-se com Camille Doncieux, sua primeira mulher, e com ela teve dois filhos: Jean e Miguel. Em 1863, alugou seu próprio estúdio em Paris e começa a participar de algumas exposições no Salão de Paris. Com a chegada da guerra franco-prussiana Monet foi morar em Londres com sua mulher e filho. Camille teve complicações na segunda gravidez e logo após o nascimento do segundo filho do casal, ela faleceu.
Em 1892, casa-se pela segunda vez com Alice Hoschedé. Mudou-se para Giverny com sua família e lá comprou uma casa às margens do rio. Monet continuou produzindo obras até a data de sua morte, embora tenha tido problemas de visão.
O começo de sua carreira artística foi marcado por dificuldades financeiras. Porém, na década de 1870, começou a obter sucesso. Suas obras de arte seguiam, como temática principal, as paisagens da natureza. Trabalhava de forma harmônica as cores e luzes, criando imagens belas e fortes. Neste contexto artístico, podemos citar a série de pinturas que realizou sobre a catedral de Rouen (1892-1894), onde o artista retratou a construção em diversos momentos do dia, com variações de luminosidade.
Vale a pena destacar também as obras de arte com temas aquáticos como, por exemplo, os murais que realizou no Museu I’orangerie.
Monet morreu em 5 de dezembro de 1926, na França, deixando um legado artístico reconhecido até os dias atuais. Alguns críticos de arte consideram Monet um dos mais importantes pintores de todos os tempos.
Principais obras de Monet:
- Camille com vestido verde (1866)
- Estuário do Sena (1873)
- Impressão, Nascer do Sol (1872)
- Papoulas (1873)
- A caminhada (1875)
- Mulher com um guarda-sol, Mme. Monet e seu filho (1875)
- Montes de feno, efeitos da neve (1888 - 1889)
- Campos de papoula (1890)
- A Catedral de Rouen: o portal (1892)
- Ponte sobre Hève na Vazante (1863)
- A floresta em Fontainebleu (1865)
- Mulheres no Jardim (1866)
- Praia de Trouville (1870)
- Moinhos de vento em Zaandam (1871)
- Mulher com sombrinha (1875)
- Camille no traje japonês (1876)
- Paisagem em Port-Villez (1883)
- Navio deixando o cais de Le Havre (1868)
- Nenúfares (1899)
- Ninfeias (1899)
- O molhe de Le Havre (1868)
- O parlamento, efeitos da luz do Sol no nevoeiro (1900 - 1901)
Nenhum comentário:
Postar um comentário