Apesar de gerar grandes lucros aos fabricantes e ser um dos produtos mais vendidos no mundo, talvez por ser considerado, por muito tempo, símbolo de status, sabe-se que o cigarro acarreta sérios prejuízos a seus usuários, é atualmente o maior problema de saúde pública mundial.
O cigarro contém folhas secas do tabaco (nicotina rusticum e nicotina tabacum). Possui em sua composição mais de 4.500 complexos químicos, como arsênico, amônia, sulfito de hidrogênio e cianeto hidrogenado. Semelhante ao gás que sai do escapamento dos carros, o monóxido de carbono pode ser o mais letal de todos os elementos, pois este é responsável pela diminuição de oxigênio para o os órgãos dos fumantes. A fumaça depositada nos pulmões é composta de nicotina e alcatrão, sendo que este último é cancerígeno.
Os efeitos provocados pelo cigarro são sintomas psicológicos e físicos responsáveis pela dependência, tais como clareza de pensamentos, maior atenção, capacidade de concentração e aumento da memória, além de diminuir o apetite, a irritabilidade e relaxar a musculatura. No entanto, o cigarro pode causar doenças do coração, hemorragias cerebrais, doença pulmonar e câncer de pulmão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário