Natação é um exercício, arte ou esporte de nadar. É considerada um dos exercícios mais completos por movimentar grande parte dos músculos e articulações do corpo. Oferece vários benefícios como: liberação de tensões, resistência muscular, diminuição do estresse, do colesterol e da pressão arterial, melhora a circulação sanguínea.
É um exercício antigo, existem registros de 2.500 a.C sobre sua prática no Egito. A natação é indicada com objetivos terapêuticos, no tratamento de problemas respiratórios e recuperação de atrofias musculares.
O risco de lesões que a natação oferece é pequeno, já que a água amortece os impactos. É essencial adotar uma dieta equilibrada para suprir as necessidades do corpo, pois a natação é um exercício que requer muita energia.
Os estilos de natação dividem-se em quatro: crawl, costas, peito e borboleta. No nado crawl, o peito fica submerso, as batidas de pernas são alternadas, os braços são alternados simultaneamente. A força dos movimentos das pernas é de cima para baixo.
No nado de costas, a barriga fica para cima, os movimentos de braços e pés são semelhantes aos do crawl, sendo que a diferença é a origem da força, que nesse é de baixo para cima.
No nado de peito os braços são contraídos próximo das laterais do corpo depois estendidos a frente. As pernas são encolhidas e depois estendidas.
No nado borboleta os braços são elevados simultaneamente para fora da água, e levados para trás juntos. As pernas ficam juntas para dar impulso.
As competições são realizadas em piscinas de 25 m ou de 50 m, divididas em raias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário