Pablo Picasso foi um pintor espanhol. "A Pomba da Paz", "Guernica", "Les Demoiselles d'Avignon", são algumas de suas obras mais importantes. Foi um dos criadores do "Cubismo", um dos mais destacados movimentos de arte do século XX.
Pablo Ruiz Picasso nasceu em Málaga, Espanha, no dia 25 de outubro de 1881. Filho de José Ruiz Blasco um professor de História da Arte apaixonado por pintura, e de Maria Picasso y López, ainda menino, mostrou seu talento para as artes. Seus primeiros desenhos representavam touradas. Com 14 anos já pintava com modelos vivos. Em 1896 mudou-se com sua família para Barcelona, onde seu pai alugou um estúdio para o filho. Nesse mesmo ano, sua tela “Primeira Comunhão” foi aceita pela Exposição Municipal de Barcelona. O quadro “Dois Patos” foi enviado pelo pai para uma exposição em Málaga, recebendo o primeiro prêmio oficial do pintor.
Em 1897 Pablo Picasso ingressou na Academia Real de San Fernando, em Madrid, mas logo rejeitou as formas tradicionais da escola e voltou para Barcelona. Em 1900 viajou para Paris e encontrou com um industrial catalão que alugou um estúdio para o artista e o pôs em contato com um negociante de quadros, que realizou a primeira exposição do pintor, no dia 24 de junho de 1901, fazendo um grande sucesso.
Fases e obras
Pablo Picasso foi seduzido por Paris e influenciado pelo estilo impressionista e passou a adotá-lo em suas obras, com a típica pincelada de pigmento puro em vez de suaves modelagens, como na obra “As Vendedoras de Flores” (1901).
De repente, sua obra tornou-se monocromática. O azul começou a invadir suas telas, era o azul da tristeza, são os retratos melancólicos de sua “Fase Azul” (1901-1904), com na tela “O Velho Guitarrista” (1903). Entre noites regadas a vinho e mulheres fez grandes amizades em Paris e frequentou os mais ousados círculos artísticos e literários da cidade. Aos poucos, Picasso se libertou da Fase Azul melancólica e entrou na “Fase Rosa” (1905-1907). Nessa fase os temas principais eram as figuras de circo e as mulheres. São desse período: “O Jovem Arlequim”, “O Moço com Cachimbo” e “A Família de Saltimbancos”, todos de 1905.
Em 1906, Pablo Picasso começou a trabalhar na tela “Le Demoiselles d’Avignon”, onde as formas geométricas eliminam a profundidade espacial. Uma obra com influência da arte tribal africana. Foi o ponto de partida das pesquisas que resultariam no “Cubismo”, que junto com Georges Braque procurou novas respostas para a questão de retratar o mundo real tridimensional em uma tela plana.
Dentro das propostas do Cubismo, Picasso atravessou diversas fases. As obras iniciais do “Cubismo Analítico”, como são conhecidas, geralmente retratavam figuras únicas ou naturezas mortas utilizando uma gama limitada de tons de cinza e marrom, onde as figuras eram descompostas e reorganizadas, como na tela “Nu” (1910). O passo seguinte chegou a quase total eliminação do objeto, onde a abstração impedia a visão real do objeto pintado, era o “Cubismo Sintético”, quando letras e palavras aparecem nos quadros, como em “O Aficionado” (1912).
Em 1917, Picasso criou a cenografia para o ballet russo, a convite de Cocteau. Acompanhou o ballet a Roma, onde conheceu Olga Khoklova e viajou com ela à Espanha. Em 12 de julho de 1918 casou-se com Olga em Paris. Em 1921 nasceu seu primeiro filho, Paulo. Em 1925 participou da primeira exposição surrealista.
Em 1936 durante a Guerra Civil Espanhola, aviões alemães bombardeiam a cidade basca de Guernica. Picasso começou a pintar o enorme mural em estilo impressionista “Guernica”. A obra foi exibida no pavilhão espanhol, na Exposição Internacional de Paris. Encontra-se exposta no Museu Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madri.
Pablo Picasso produziu também gravuras e esculturas. No final dos anos 40, passou a produzir cerâmicas. O artista casou várias vezes e suas produções artísticas estavam sempre ligadas a cada novo relacionamento. Em 1954 casou-se com Jaqueline Roque e em 1959 comprou o castelo de Vauvenargues, no sul da França, onde fixou residência. Seus últimos quadros foram executados com vigor em um estilo simplista, às vezes inspirados em obras famosas de Velásques, Rembrandt e Monet.
Pablo Picasso faleceu em Notre-Dame-de Vie, em Mougins, na França, no dia 08 de abril de 1973.
Nenhum comentário:
Postar um comentário