segunda-feira, 8 de julho de 2019

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

território brasileiro ocupa uma área de 8 514 876 km², ou seja, grande parte da América do Sul. Diante da grandiosidade da sua extensão, o Brasil é considerado um país continental e ocupa o quinto lugar entre os países do mundo.

A população brasileira está irregularmente distribuída,  sendo que grande parte habita a região litorânea, onde inclusive encontram-se as maiores cidades do país. Tal fato é atribuído a maneira como o Brasil foi povoado (partiu do litoral para o interior).
Até o século XVI, o Brasil possuía apenas a área estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 por Portugal e Espanha. Esse tratado dividia as terras da América do Sul entre Portugal e Espanha.
O povoamento do Brasil é o resultado de alguns acontecimentos históricos, dentre eles:

Século XVI:
 a ocupação limitava-se ao litoral, tendo como sua principal atividade econômica o cultivo da cana de açúcar, com vistas a exportação, o que levou ao desenvolvimento das cidades portuárias.. Destaca-se que produto era muito apreciado na Europa. Nesta época, as propriedades rurais eram grandes extensões de terra, que usavam a mão de obra escrava;
Século XVII e XVIII: foram marcados pela produção pastoril que adentrou ao oeste do país e também pela descoberta de jazidas de ouro e diamante nos Estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. Esse período foi chamado de aurífero, ou o Ciclo do Ouro, o que contribuiu para a criação de várias cidades;
Século XIX: a produção de café, principalmente nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo ganhou destaque neste período e também contribuiu para o surgimento de várias cidades.

Silvia Laura Abrahão

Nenhum comentário:

Postar um comentário