sábado, 27 de julho de 2019

A CRASE

A Crase é a junção da preposição “a” com o artigo definido “a(s)”, ou ainda da preposição “a” com as iniciais dos pronomes demonstrativos aquela(s), aquele(s), aquilo ou com o pronome relativo à qual (as quais). 


Graficamente, a fusão das vogais “a” é representada por um acento grave, assinalado no sentido contrário ao acento agudo: à.
Ex: Dediquei àquela senhora todo o meu trabalho.
      Quero agradecer àqueles que me socorreram.
      Refiro-me àquilo que aconteceu com seu pai.
      A igreja à qual me refiro fica no centro da cidade.

USO OBRIGATÓRIO DA CRASE
- Nas expressões que indicam horas:
Ex: Sairei às duas horas da tarde.
- Antes de nomes próprios femininos:
Ex: Irei à Bahia.
- Nas locuções adverbiais, conjuntivas e prepositivas*à medida que, às vezes, à noite, à tarde:
Ex: À medida que o tempo passa, fico mais feliz por você estar no Brasil.
- Na expressão “à moda”, “à maneira” (mesmo que essa esteja subentendida):
Ex: Quero uma pizza à moda italiana.
DICA: Colocar um termo masculino no lugar do termo feminino que se está em dúvida. Se surgir a forma ao, ocorrerá crase antes do termo feminino.
Conheço "a" aluna. / Conheço o aluno.
Refiro-me ao aluno. / Refiro-me à aluna.

NÃO OCORRE A CRASE
- Antes de palavras masculinas;
Ex: Andamos cavalo.
      Fomos a pé.
      Compramos os móveis a prazo.
- Antes de verbos no infinitivo:
Ex:  A criança começou a falar.
       Ela não tem nada a dizer.
       Estavam a correr pelo parque
- Antes de pronomes:
Ex: Diga a ela que não estarei em casa amanhã.
       Entreguei a todos os documentos necessários.
       Ele fez referência a Vossa Excelência no discurso de ontem.
- Antes de nomes de cidade que não utilizam o artigo feminino:
Ex: Cheguei a Pernambuco. (Vim de Pernambuco. Estou em Pernambuco.)
        Retornarei a São Paulo. (Vim de São Paulo. Estou em São Paulo.)

ATENÇÃO: quando o nome de lugar estiver especificado ma referência), ocorrerá crase.
Ex: Retornarei à São Paulo dos bandeirantes.
      Irei à Salvador de Jorge Amado.
- Antes da palavra casa, quando tem significado do próprio lar:
- Antes da palavra terra, quando tem sentido de solo:
Ex: O navio chegou a terra. (terra firme)
Admite-se a crase, caso a referência seja feita à “Terra” (planeta) ou à terra (cidade natal).
Antes de expressões com palavras repetidas:
Ex: dia a dia.
Os réus estavam frente a frente.
Antes de numerais cardinais:
Ex: Chegou a duzentos o número de feridos.
       Daqui a uma semana começa o campeonato.

A CRASE É FACULTATIVA
Diante de nomes próprios femininos:
Ex. Entreguei o cartão à Paula.
        Entreguei o cartão ao Roberto


Diante de pronome possessivo feminino:
Cedi o lugar minha avó.
Cedi o lugar meu avô.
Cedi o lugar à minha avó.
Cedi o lugar ao meu avô.

Diga a sua irmã que estou esperando por ela.
Diga a seu irmão que estou esperando por ele.
Diga à sua irmã que estou esperando por ela.
Diga ao seu irmão que estou esperando por ele.
- Depois da preposição até:
Fui até a praia.
Fui até á praia.

A Palavra Distância
Se a palavra distância estiver especificada, determinada, a crase deve ocorrer. 
Ex: Sua casa fica à distância de 100 quilômetros daqui. (A palavra está determinada.)
       Todos devem ficar à distância de 50 metros do palco. (A palavra está especificada.)
Se a palavra distância não estiver especificada, a crase não pode ocorrer. 
Ex: Os militares ficaram distância.
       Gostava de fotografar distância.
        Ensinou distância.
        Dizem que aquele médico cura a distância.
        Reconheci o menino a distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário