quarta-feira, 19 de junho de 2019

COORDENADAS GEOGRÁFICAS (PARALELOS E MERIDIANOS DA TERRA)

Os paralelos e meridianos são as linhas imaginárias traçadas ao longo da Terra, utilizadas em muitas funções cartográficas, principalmente no estabelecimento das coordenadas geográficas. Essas linhas são traçadas sobre o globo terrestre no sentido horizontal e vertical. Os paralelos formam círculos concêntricos, enquanto os meridianos formam semicírculos.

Os paralelos são linhas imaginárias dispostas sobre o eixo do globo terrestre no sentido horizontal, formando círculos que são maiores na parte central, entre o norte e o sul, e menores nas proximidades dos polos. O maior e mais importante desses paralelos é a Linha do Equador por dividir o planeta em hemisfério norte (também chamado de Boreal e Setentrional) e hemisfério sul (chamado também de Austral e Meridional).
Alguns outros paralelos importantes por serem demarcações das diferentes posições da Terra em relação aos raios solares ao longo do ano são os trópicos de Capricórnio e de Câncer, além dos círculos polares Ártico e Antártico.
Alguns paralelos são importantes meios de demarcação das variações solares

Alguns paralelos são importantes meios de demarcação das variações solares.
Os paralelos possuem medidas específicas, chamadas de latitudes, que constituem a distância, em graus, de um dado paralelo em relação à Linha do Equador. Essa, por sua vez, possui latitude 0º.
Os meridianos são as linhas imaginárias dispostas verticalmente sobre o globo terrestre, formando semicírculos, ou seja, curvas que representam a metade de um círculo. Como todos os meridianos possuem o mesmo tamanho, não há diferenças técnicas entre um e outro, o que fez com que o meridiano principal fosse escolhido por meio de uma convenção realizada em Washington D.C. no final do século XIX. Nessa convenção, escolheu-se que a linha imaginária que atravessa a cidade de Londres, capital da Inglaterra e centro econômico da época, seria o meridiano principal, chamado de Meridiano de Greenwich, que é também o marco zero na medição dos fusos horários.
Linha traçada no Meridiano de Greenwich

Linha traçada no Meridiano de Greenwich

Todo meridiano possui uma unidade de medida, chamada de longitude, que é a distância, em graus, entre qualquer meridiano e Greenwich, que possui longitude 0º. Tudo o que estiver a oeste dessa linha faz parte do hemisfério ocidental, e o que estiver a leste faz parte do hemisfério oriental.
O meridiano oposto a Greenwich, posicionado a 180º de longitude, dá origem à Linha Internacional de Mudança de Data, que delimita o fim de um dia e o início do outro. No entanto, essa linha traçada não obedece inteiramente às direções cartográficas, pois apresenta “curvas” para adaptar-se a alguns territórios e ilhas do Pacífico.

Os paralelos e meridianos, combinados entre si e com as latitudes e longitudes, dão origem ao sistema de coordenadas geográficas, que é utilizado para definir qualquer ponto da superfície terrestre. Trata-se, portanto, de um preciso e importante método de localização geográfica.

2 comentários:

  1. Não é pelo fuso horário, pois este calculado pelos meridianos (linha vertical) e a Linha do Equador é um paralelo (linha horizontal), ou seja, cada um tem sua medida central (núcleo) zero indo até 360 graus, já que a Terra é redonda.

    ResponderExcluir
  2. Além disso, as medidas em graus referem-se à localização (muito usada pela aviação), os paralelos medem a latitude - distância de qualquer ponto na Terra comparado ao ZERO GRAU marcado na linha do equador. E a longitude, distância de qualquer ponto na Terra comparado a Grenwich, ZERO GRAU dos meridianos.

    ResponderExcluir