As civilizações pré-colombianas correspondem aos povos que habitavam desde o México até a Cordilheira dos Andes, que possuíam uma estrutura organizacional social muito bem instituída.
Dentre as principais civilizações estão os Astecas que ocupavam o território onde atualmente se encontra o México, os Maias que habitavam a América Central e os Incas que viveram em áreas onde se encontram hoje países como Peru, Bolívia, sendo esses ocupados em suas totalidades, além de ocupar parcialmente territórios do Equador, Colômbia, Argentina e Chile.
Os Astecas viveram nos séculos XIV a XVI, e em sua maioria eram agricultores, comerciantes e artesãos, além de militares. Essa civilização detinha técnicas de drenagem a partir da implantação de ilhas artificiais que serviam para expandir o cultivo de culturas como milho, feijão, tomate, pimenta e batata-doce. A moeda de troca era a semente de cacau. No artesanato destacavam-se na produção de tecidos e cerâmicas.
Os Maias viveram entre os séculos IV a.C e IX d.C, principalmente em áreas de florestas tropicais, onde hoje encontra-se os territórios da Guatemala, Honduras e da Península de Yucatán. Desenvolveram técnicas de irrigação para o desenvolvimento da agricultura, além de deterem conhecimentos de engenharia e arquitetura, sendo a base de suas construções - templos, pirâmides e palácios - as pedras. Também realizavam cálculos matemáticos e conheciam a Astronomia, tanto que criaram um calendário.
Os Incas que habitavam a América do Sul, destacam-se principalmente pelas construções como a cidade de Machu Picchu, conhecida como a cidade do sol, devido a sua altitude, esse fantástico monumento foi descoberto somente nos primeiros anos do século XX, mais precisamente, em 1911. Os Incas também desenvolveram artesanato em cerâmica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário