sábado, 27 de julho de 2019

O ESTADO DA PARAÍBA

Localizado na Região Nordeste do Brasil, o Estado da Paraíba faz fronteira com o estado do Rio Grande do NortePernambuco, Ceará e Oceano Atlântico. A Ponta do Seixas, na Paraíba, é o local mais a leste da América do Sul. É o Estado mais central do Nordeste, apresentando distâncias que variam de 100 quilômetros até, aproximadamente, 800 quilômetros dos maiores agrupamentos populacionais.

Sua extensão territorial é de 56.469,466 quilômetros quadrados, possui 223 municípios distribuídos pelas mesorregiões da Mata Paraibana, Agreste, Borborema e Sertão. Conforme dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), totaliza 3.766.528 habitantes, sendo o 5° Estado mais populoso do Nordeste brasileiro. O crescimento demográfico é de 0,9% ao ano; a densidade demográfica é de aproximadamente 66,7 hab/km².

O relevo é caracterizado por planície litorânea, planalto no centro e depressões a oeste. O ponto mais elevado é o pico do Jabre, na serra do Teixeira, com 1.197 metros acima do nível do mar.
A vegetação é composta por mangues no litoral, pequena faixa de floresta tropical e caatinga na maior parte do território. O clima é tropical no litoral e semiárido na maior parte do interior.

Os principais rios da Paraíba são: Curimataú, do Peixe, Gramame, Paraíba, Piancó, Piranhas ou Açu, Mamanguape, Taperoá.

A capital da Paraíba é a cidade de João Pessoa, situada na faixa litorânea do Estado, sendo o turismo um dos principais responsáveis pela economia do município. Outras cidades importantes do estado são: Campina Grande, Santa Rita, Patos, Bayeux, Sousa, Cajazeiras, Guarabira, Sapé, Cabedelo.

Como a caatinga cobre a maior parte do território, a agricultura restringe-se ao litoral e à Zona da Mata. O principal produto é a cana de açúcar. Destacam-se também a mandioca, o feijão, o milho, fumo, e o sisal. Entre as frutas, há produção importante de laranja, abacaxi, graviola, umbu, caju, tamarindo, acerola e coco-da-baía.

Na pecuária, o Estado é responsável pela criação de diversos tipos de animais, com destaque para os caprinos. Uma atividade de grande relevância para a economia é o turismo. As praias paraibanas oferecem aos turistas águas tranquilas e com temperaturas agradáveis. No município de Conde, ao sul da capital, está localizada a primeira praia de nudismo oficial do Nordeste, Tambaba. Outro fator atrativo da Paraíba são as comidas típicas, as belezas do artesanato local e o ecoturismo.

O setor industrial é responsável por 30,2% da economia do estado e produz principalmente alimentos, pescados, vestuário e metal mecânico. Na lista de importações estão algodão, máquinas, trigo e petroquímicos.

A renda per capita do Estado é uma das mais baixas do país. O estado detém o quarto menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, e o terceiro mais baixo índice de analfabetismo, atrás apenas de Alagoas e Piauí. A taxa de mortalidade infantil é a terceira maior do Brasil. A cada mil crianças nascidas vivas, cerca de 35 morrem antes de completar 1 ano. Seis em cada dez domicílios não têm coleta de esgoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário