1808 - No Rio de Janeiro, o príncipe regente D. João Maria de Bragança (futuro rei D. João VI de Portugal) expedia decreto que "revoga o Alvará de 5 de janeiro de 1785", o qual extinguira todas as fábricas e manufaturas de ouro, prata, seda, algodão, linho e lã existentes no Estado do Brasil. Depois do comércio, a liberdade também para a indústria.
1854 — O romance Hard Times de Charles Dickens começava a ser publicado em sua revista semanal Household Words.
1933 — Os recentemente eleitos nazistas, sobre a liderança de Julius Streicher, organizavam um boicote de um dia a todas as empresas de propriedade de judeus na Alemanha, dando início a uma série de atos antissemitas.
1939 - Guerra Civil Espanhola: o Generalíssimo Francisco Franco, do Estado Espanhol, anunciava o fim da Guerra Civil Espanhola, quando as últimas das forças republicanas se rendiam.
1941 — Um golpe militar no Iraque derrubava o regime de 'Abd al-Ilah e instalava Rashid Ali al-Gaylani como primeiro-ministro.
1948 - Bloqueio de Berlim: as forças militares, sob a direção do governo controlado pelos soviéticos na Alemanha Oriental, interrompiam o acesso por terra a Berlim Ocidental.
1948 - As Ilhas Feroe ganhavam autonomia da Dinamarca.
1960 - O governo da África do Sul proibia o Congresso Nacional Africano (ANC) e o Congresso Pan-Africano.
1960 - O satélite TIROS-1 transmitia a primeira imagem de televisão da Terra obtida a partir do espaço.
1964 - François Duvalier se autoproclamava presidente vitalício do Haiti.
1964 - Início da ditadura militar brasileira.
1964 - Deposição de Miguel Arraes, além de deposto, era preso pelo Exército Brasileiro e sujeito a impeachment pela Assembleia Legislativa
1974 - Entrava em vigor a Lei do Governo Local de 1972, na Inglaterra e no País de Gales, permitindo autonomia a estes países constituintes do Reino Unido.
1976 — Fundada a Apple Inc. por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne.
1977 — O Governo democrático espanhol dissolvia a Falange Espanhola, partido único do regime ditatorial de Francisco Franco.
1979 — O Irã se tornava uma república islâmica por 99% dos votos, derrubando oficialmente o Mohammad Reza Pahlavi, o último Xá (Imperador da Pérsia ou Irã).
1997 - Portugal assumia a presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
2001 - O ex-presidente da República Federal da Iugoslávia Slobodan Milošević se rendia às forças especiais da polícia, para ser julgado por acusações de crimes de guerra.
2001 - O casamento entre pessoas do mesmo sexo se tornava legal nos Países Baixos, o primeiro país contemporâneo a permitir isso.
2004 — Google anunciava o Gmail para o público.
2009 — Croácia e Albânia aderiam à OTAN.
2024 - Bombardeio israelense à embaixada iraniana em Damasco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário