1500 - Descoberta do Brasil pelo navegador e explorador espanhol Vicente Yáñez Pinzón.
1564 - Concílio de Trento estabelecia uma distinção oficial entre catolicismo romano e protestantismo.
1788 - Primeira frota britânica, liderada pelo almirante Arthur Phillip, navegava pela Baía de Sydney (Port Jackson) para fundar Sydney, o primeiro assentamento europeu permanente no continente. Comemorado como o Dia da Austrália.
1827 - Independência do Peru.
1858 - O texto Simon Bolívar, escrito por Karl Marx inspirado numa carta que escreveu a Engels, era publicado no tomo III da The New American Cyclopedia, no qual Marx abordava a trajetória de Bolívar e sua luta pela libertação da América espanhola.
1887 - Deodoro da Fonseca e Antônio de Sena Madureira eram recepcionados e ovacionados como heróis pelos cadetes da Escola Militar da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro.
1905 — Encontrado o maior diamante do mundo, o Diamante Cullinan, de 3 106 quilates na mina Premier, África do Sul.
1917 - Nascia o jornalista e escritor Antonio Callado.
1925 - A General Motors do Brasil, a primeira fábrica de veículos do Brasil, era inaugurada em São Paulo.
1930 — Congresso Nacional Indiano declarava 26 de janeiro o Dia da Independência da Índia, que só seria alcançada 17 anos depois.
1931 - Morria o escritor Graça Aranha.
1950 - Entrava em vigor a Constituição da Índia, formando uma república. Rajendra Prasad era empossado como o primeiro presidente da Índia. Observado como o Dia da República na Índia
1998 - Escândalo Lewinsky: na televisão americana, o presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, negava ter tido "relações sexuais" com a ex-estagiária da Casa Branca, Monica Lewinsky.
2020 - Um Sikorsky S-76B voando do Aeroporto John Wayne para o Aeroporto de Camarillo caia em Calabasas, a 30 milhas a oeste de Los Angeles, matando todas as nove pessoas a bordo, incluindo o ex-pentacampeão da Associação Nacional de Basquetebol dos EUA Kobe Bryant e sua filha Gianna Bryant.
Nenhum comentário:
Postar um comentário