O pré-projeto é solicitado para a realização do mestrado e do doutorado. Ele consiste na apresentação sucinta da pesquisa científica que o acadêmico deseja executar, por isso é importante ser claro e objetivo.
Do pré-projeto constam:
- O tema;
- A delimitação do tema, ou o problema de pesquisa (aquilo que será estudado de forma mais aprofundada) finalizado com a questão de pesquisa;
- Os objetivos (geral e específicos) da pesquisa;
- A justificativa ou relevância - social, acadêmica e pessoal - da escolha do tema;
- A metodologia, isto é, os métodos, técnicas e instrumentos de pesquisa que serão usados;
- O cronograma, ou seja, as etapas pelas quais o trabalho de pesquisa será executado e o tempo aproximado (em meses) que cada uma levará;
- As referências, isto é, as publicações consultadas para a formulação da questão de pesquisa, a justificativa, bem como a classificação e seleção dos procedimentos metodológicos.
Destaca-se que este cronograma de atividades nem sempre é solicitado nesta fase, por isso é importante ler atentamente o edital da instituição.
A apresentação gráfica (formatação) adotada, geralmente, é a oferecida pela Associação Brasileira da Normas Técnicas (ABNT), embora seja importante sempre verificar junto a instituição de ensino quais as regras que deverão ser seguidas, considerando-se, inclusive, que instituições como a USP adotam a formatação disponibilizada pela APA.
A obediência à norma culta da língua portuguesa é fundamental na elaboração do pré-projeto, por isso cuidado com a ortografia e com a concordância nominal e verbal.
Silvia Laura Abrahão
Nenhum comentário:
Postar um comentário