Os trabalhos acadêmicos - monografias, artigos, dissertações, teses e projetos - são considerados científicos, por isso precisam ser sempre embasados na literatura pertinente ao tema estudado, isto é, sempre há a necessidade da realização da pesquisa bibliográfica, seja essa realizada em livros ou em artigos.
Dentro desta visão, o texto do trabalho acadêmico (ou parte dele) deve ser permeado por argumentações, ou constatações formuladas pelos autores pesquisados.
Neste sentido, os autores, bem como as obras utilizadas pelo acadêmico deverão ser referenciadas no término do trabalho (referências - elemento pós-textual), obedecendo as regras de formatação (ABNT, Vancouver, ou outras), todavia no transcorrer do texto também é exigido que o nome do autor (sobrenome), acompanhado de outros aspectos que caracterizam a obra sejam apresentados: são as denominadas citações.
As citações são ideias, pensamentos, dados estatísticos, ou pequenos trechos das obras usadas para a composição do trabalho acadêmico. Elas devem ser usadas para enriquecer o trabalho e não para "encher linguiça", por isso, nada de executar um trabalho somente com citações.
As citações são apresentadas de duas formas: citação direta e citação indireta. Aqui trataremos da primeira forma.
A citação direta é aquela na qual o acadêmico COPIA exatamente aquilo que o autor diz. Neste caso, as regras de formatação exigem que além do nome do autor (sobrenome) e ano da obra seja acrescentada a página do livro ou do artigo, da qual foi feita a cópia. Esta regra vale tanto para o sistema autor-data, como também para o rodapé.
Ex. sistema autor-data:
Segundo Marconi e Lakatos (2003, p. 182), esta técnica de pesquisa baseia-se “[...] em toda bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo”.
Ex. sistema rodapé:
O sistema especial de julgamento, com procedimento, técnica e princípios informativos próprios e com força executória reconhecida pelo Direito comum, mediante o qual, duas ou mais pessoas físicas ou jurídicas, de Direito privado ou de Direito público, em conflito de interesses, escolhem de comum acordo, contratualmente, uma terceira pessoa, o árbitro, a quem confiam o papel para resolver a pendência, anuindo os litigantes em aceitar a decisão proferida[1].
[1] CRETELA JÚNIOR. José. Da arbitragem e seu conceito categorial. Revista de Informação Legislativa. Brasília, n. 98, 1988, p. 25.
Além disso, o texto copiado que ocupar até três (3) linhas deve vir entre aspas.
Ex. citação direta com menos de três linhas:
Para Gil (2002, p. 42), a pesquisa descritiva visa “a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis”.
Ou,
"Assim, o clima organizacional é favorável quando possibilita a satisfação das necessidades pessoais, e desfavorável quando frustra essas necessidades" (TACHIZAWA; FERREIRA; FORTUNA, 2013, p. 239).
As citações diretas (cópias) com mais de três (3) linhas merecem um destaque especial, ou seja, devem vir separadas do texto por um espaço (um ou dois "enter" dependendo da formatação usada pela instituição), ter um recuo de 4 cm da margem esquerda, ser escrita numa fonte de tamanho menor (frequentemente 10 ou 11), com o espaço simples entre linhas.
Ex. citação direta com mais de três linhas:
Bedani (2006, p. 2) afirma:
[...] as questões relacionadas às pessoas devem ser o novo foco para as empresas que buscam criar valor e obter resultados, considerando-se que as pessoas são fundamentais no processo de agregação de valores intangíveis, concorrendo, de maneira diferenciada, na obtenção de vantagens competitivas e na consecução dos objetivos organizacionais.
Ou,
De fato, no sentido rigoroso do termo [produtos financeiros], as instituições financeiras não oferecem "produto" algum - oferecem, isto sim, serviços, caracterizando-se como empresas prestadoras de serviços financeiros. Entretanto, o uso do termo produto financeiro tem se tornado tão comum, no ambiente das instituições financeiras, que não há razão prática para condená-lo (HASTINGS, 1999, p. 55).
ATENÇÃO:
- Hoje, as citações diretas não precisam ser digitadas em itálico.
- As citação não devem ser usadas nos resumos (no início do trabalho) e nem na conclusão ou considerações finais.
- Quando o texto copiado for da Internet, verificar se não há páginas (a maioria dos artigos publicados são numerados), caso não haja utilize a notação s/p.
Ex. Santos (2010, s/p.) adverte que “sem planejamento as atividades de vendas perdem a direção e a coesão, os recursos serão seriamente abalados, as pessoas se tornarão frustradas, os clientes insatisfeitos, os custos elevados e os resultados serão frustrantes para todos os envolvidos”.
- As citação não devem ser usadas nos resumos (no início do trabalho) e nem na conclusão ou considerações finais.
- Quando o texto copiado for da Internet, verificar se não há páginas (a maioria dos artigos publicados são numerados), caso não haja utilize a notação s/p.
Ex. Santos (2010, s/p.) adverte que “sem planejamento as atividades de vendas perdem a direção e a coesão, os recursos serão seriamente abalados, as pessoas se tornarão frustradas, os clientes insatisfeitos, os custos elevados e os resultados serão frustrantes para todos os envolvidos”.
Lembrem-se a ausência da citação correta pode caracteriza o plágio e invalidar o seu trabalho acadêmico.
Portanto, não deixe para referenciar (tanto no fim do trabalho, como no transcorrer do texto) suas citações para o término do texto (como muitos acadêmicos fazem confiando na memória).
Faça isso a medida que você for redigindo o seu texto, deixando para o fim do trabalho somente a conferência dos autores e páginas.
Este lembrete vale tanto para os livros (a maioria deles provenientes da biblioteca) como para os documentos eletrônicos (links e data do acesso).
Ficou com dúvida? Entre em contato pelo whatssap ou por email ( página contato).
Nenhum comentário:
Postar um comentário