As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) vão até as 23h59 de hoje. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação da prova, marcou o Enem 2021 para os dias 21 e 28 de novembro, dois domingos consecutivos, após incertezas sobre a realização.
As versões impressa e digital acontecem nos mesmos dias. A taxa de inscrição custa R$ 85 e tem de ser paga até 19 de julho. Todo o processo para se inscrever é feito de forma online pelo site https://enem.inep.gov.br/participante/ e conta com a ajuda de uma assistente virtual.
Para fazer o cadastro, é preciso informar o seu CPF. Se você não tiver nenhum cadastro, o site vai te direcionar para a criação de uma conta. Caso já tenha feito o cadastro, coloque sua senha. Feito isso, será necessário fazer a inscrição pelo site do Inep. Primeiro, você passe por uma etapa de segurança clicando em uma imagem que represente uma palavra solicitada pela assistente virtual. Depois, serão pedidos alguns dados pessoais, como seu CPF e data de nascimento. Em seguida, é necessário preencher sexo, cor/raça, estado civil, nacionalidade, cidade e estado onde nasceu e o número do seu RG. Por fim, será pedido o CEP do lugar onde você mora. Após confirmar seu endereço, você preencher o complemento e o número de sua casa ou de seu apartamento.
Em seguida, você será perguntado sobre se precisa de algum atendimento especializado durante a prova. Caso não precise, é necessário apenas clicar na opção "não preciso". Porém, se você precisar, você terá que assinalar qual a sua condição e a assistente virtual vai mostrar os recursos disponíveis. Depois da solicitação, você vai precisar anexar algum documento que comprove a sua condição. Pode ser um atestado médico ou uma declaração assinada, por exemplo.
No quarto passo, você vai poder escolher entre inglês e espanhol para fazer parte da prova de linguagens, códigos e suas tecnologias. Depois, você vai precisar escolher qual o seu nível de escolaridade no momento da inscrição. Em seguida, aparecerá o questionário socioeconômico, que tem 25 perguntas sobre sua vida e de sua família. Após responder todas as perguntas, você também vai precisar colocar os seus números de telefone e um email. Será solicitado que você também crie uma senha de acesso para a Página do Participante. Ao concluir o passo, não se esqueça de sua senha, porque ela será necessária em outros momentos. Depois, você vai precisar escolher entre a modalidade que vai preferir entre as versões digitais e impressas.
Por fim, você vai precisar baixar o seu boleto de pagamento no valor de R$ 85. Será gerado um documento que deverá ser pago até o dia 19 de julho, ou seja, três dias úteis após o fim das inscrições.
DATAS IMPORTANTES
Inscrições: de 30 de junho a 14 de julho
Pagamento da taxa para pessoas não isentas: de 30 de junho a 19 de julho
Pedido de atendimento especial: de 30 de junho a 14 de julho
Resultado do pedido de atendimento especial: 23 de julho
Recurso do pedido de atendimento especial: de 26 a 30 de julho
Resultado do recurso do atendimento especial: 4 de agosto
Pedido de uso de nome social: de 19 a 23 de julho
Resultado sobre nome social: 30 de julho
Recurso sobre nome social: de 2 a 6 de agosto
Resultado do recurso sobre nome social: 11 de agosto
Prova: em 21 e 28 de novembro.
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