O termo geologia foi registrado pela primeira vez pelo geólogo e meteorologista suíço Jean-André Deluc, em 1778. O termo se tornou oficial em 1779, pelo naturalista e geólogo suíço Horace-Bénédict de Saussure.
A geologia é a ciência que estuda a crosta terrestre, sua composição e suas transformações. Com os estudos da geologia, foi possível descobrir há quantos bilhões de anos surgiu a Terra e criar a teoria das placas tectônicas.
A geologia atua em diversas áreas em tem várias divisões, entre elas: geofísica, geologia ambiental, geomorfologia, geoquímica, geologia econômica, geologia do petróleo, hidrogeologia, mineralogia, paleontologia, sismologia e vulcanologia.
O que faz um geólogo?
O geólogo ou engenheiro geológico é o profissional da geologia. A profissão de geólogo é regulamentada no Brasil desde 1962. Para atuar legalmente, o geólogo precisa registrar seu diploma no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), órgão que fiscaliza a área.
O geólogo estuda a crosta terrestre, sua origem, composição, estrutura e transformações, e as evoluções do planeta Terra. Por dominar toda a superfície terrestre, o geólogo também estuda sobre montanhas, rochas, vulcões, meio ambiente, rios, oceanos e interações da Terra com as plantas e os seres vivos.
Entre as funções e tarefas do profissional de geologia, estão:
- Investigar e evitar erosões de rios e encostas, inundações, deslizamentos, erupções de vulcões e terremotos;
- Elaborar mapas;
- Estudar a topografia de terrenos;
- Localizar e gerir recursos naturais, como minérios, petróleo e poços de água subterrânea;
- Planejar e executar escavações e construções em áreas ambientais;
- Recuperar áreas ambientais e de desastres naturais;
- Analisar fósseis e minerais.
No dia a dia, o geólogo não tem uma rotina definida. Alguns dias de trabalho são em escritórios, mas, em outros, o geólogo vai a campo e trabalha em contato direto com a natureza. Esses profissionais também viajam muito. Já os que atuam na área da pesquisa, costumam trabalhar mais dentro dos laboratórios.
Áreas de atuação de um geólogo?
O profissional da geologia tem uma vasta área de atuação. Conheça as principais:
Geologia ambiental
É a área que planeja e analisa a ocupação de áreas ambientais e os riscos de desastres naturais, além de recuperar solos contaminados.
Engenharia geológica
Essa área estuda os impactos de obras como estradas, túneis e represas e recupera áreas de mineração degradadas.
Geofísica
É a parte da geologia que estuda fenômenos físicos da Terra, como tsunamis, terremotos e vulcões.
Geologia do petróleo
É a área que localiza e explora as reservas de petróleo e gás natural.
Mineralogia
É a área que estuda os compostos minerais e suas propriedades.
Paleontologia
É a área responsável por localizar e pesquisar sítios arqueológicos.
Outras áreas da geologia são: geologia médica, geologia urbana, geologia estrutural, sedimentologia, cartografia geológica, geologia de engenharia, gemologia, geomorfologia, geologia forense, pedologia, sismologia e vulcanologia.
Curso de Geologia
Para ser um geólogo, é necessário cursar a graduação de Geologia ou de Engenharia Geológica. O curso é nível bacharelado e tem duração de 5 anos. A graduação exige estágio obrigatório, de no mínimo 160 horas, e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
O curso começa com estudos básicos sobre Geologia, Química, Física, Biologia e Matemática. Entre as disciplinas do curso, estão: Paleontologia, Vulcanologia, Hidrogeologia, Geoquímica, Geomorfologia, Petrologia, Mineralogia, entre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário