domingo, 12 de julho de 2020

O ESPAÇO GEOGRÁFICO

O espaço geográfico é constituído por todas as diferentes paisagens que existem. A sua forma é determinada por sua aparência, que por sua vez pode decorrer da Natureza e da intervenção da sociedade, isto é, do modo de vida das pessoas que habitam (ou habitaram) o lugar. Neste contexto, a investigação do espaço é o tema de estudo da Geografia.
O mar, as florestas, os morros, as praias, os rios, as serras, além de paisagens naturais podem sofrer intervenção da sociedade, proveniente das suas necessidades. Estas intervenções podem modificar seus aspectos e características. Como, por exemplo, o mar, que é uma paisagem natural, por apresentar várias funções - como a pesca, o turismo, o comércio, a extração de petróleo - sofre com apropriações e adaptações feitas pelo homem que resultam na transformação da sua aparência. Muitas vezes, estas alterações da paisagem provocadas pelo homem levam a riscos e a danos ao meio ambiente, como quando ocorre a instalação de plataformas petrolíferas no mar. O mesmo ocorre com as florestas que são devastadas em decorrência das construções ou extração da madeira. 

Inicialmente, as sociedades viviam isoladas, com o nascimento da expansão marítima e comercial começaram a acontecer a relação entre as sociedades. Ao longo do tempo, os continentes do mundo - América, África, Ásia, Europa e Oceânia -  foram sofrendo grandes modificações naturais (decorrentes do clima e das intempéries naturais - enchentes, deslizamentos de terra, etc.), como também alterações nos espaços geográficos provocadas pelo homem, inclusive no tocante as suas fronteiras.  Hoje, a globalização continua provocando alterações no espaço geográfico.

Mais especificamente, no início da colonização do Brasil, a população vivia especialmente no litoral. Esse local era estratégico para a extração do pau-brasil e, posteriormente para o cultivo da cana de açúcar, que tinham como finalidade a exportação. Somente mais tarde o interior do nosso país foi se transformado, o que ocorreu com a descoberta dos recursos minerais (ouro e pedras preciosas) e vegetais (borracha), todavia o objetivo era o mesmo: a exportação de nossas riquezas. Entretanto, a busca por riquezas impulsionou a formação das primeiras cidades e vilas no interior brasileiro, o que, por conseguinte acabou transformando o seu espaço geográfico.


Silvia Laura Abrahão
EXERCÍCIOS
No conceito de espaço geográfico está implícita a ideia de articulação entre natureza e sociedade. Na busca desta articulação, a Geografia tem que trabalhar, de um lado, com os elementos e atributos naturais, procurando não só descrevê-los, mas entender as interações existentes entre eles; e de outro, verificar a maneira pela qual a sociedade está administrando e interferindo nos sistemas naturais. Para perceber a ação da sociedade é necessário adentrar em sua estrutura social, procurando apreender o seu modo de produção e as relações socioeconômicas vigentes”.

Na conceituação acima apresentada, temos a Geografia como uma ciência da natureza e da sociedade, no sentido de:
a) descrever as metanarrativas individuais do natural e do social.
b) evidenciar as relações de interação entre esses dois elementos da realidade.
c) compreender as dinâmicas naturais dos espaços humanizados.
d) avaliar as estruturas dos sistemas naturais para neles interferir.
e) evidenciar a complementaridade nula entre o espaço e as práticas humanas.

2 Assinale, a seguir, a alternativa que melhor indica o conceito atual de espaço geográfico:
a) Compreende o substrato superficial onde habitam os seres vivos terrestres.
b) Abrange o meio físico da Terra e suas dinâmicas naturais, tais como o clima, o relevo e a vegetação.
c) É o resultado da interação mediada pelas técnicas entre as práticas humanas e suas sociedades com a superfície terrestre e seus elementos.
d) É tudo aquilo que pode ser contemplado pela visão em um ambiente imediatamente próximo.
e) É o “palco” das práticas sociais, caracterizando-se por ser um receptáculo das ações antrópicas.

3 A Geografia se expressou e se expressa a partir de um conjunto de conceitos que, por vezes, são considerados erroneamente como equivalentes, a exemplo do uso do conceito de espaço geográfico como equivalente ao de paisagem, entre outros.
Considerando os conceitos de espaço geográfico, paisagem, território e lugar, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A paisagem geográfica é a parte visível do espaço e pode ser descrita a partir dos elementos ou dos objetos que a compõem. A paisagem é formada apenas por elementos naturais; quando os elementos humanos e sociais passam a integrar a paisagem, ela se torna sinônimo de espaço geográfico.
b) O espaço geográfico é (re)construído pelas sociedades humanas ao longo do tempo, através do trabalho. Para tanto, as sociedades utilizam técnicas de que dispõem segundo o momento histórico que vivem, suas crenças e valores, normas e interesses econômicos. Assim, pode-se afirmar que o espaço geográfico é um produto social e histórico.
c) O lugar é concebido como uma forma de tratamento geográfico do mundo vivido, pois é a parte do espaço onde vivemos, ou seja, é o espaço onde moramos, trabalhamos e estudamos, onde estabelecemos vínculos afetivos.
d) Historicamente, a concepção de território associa-se à ideia de natureza e sociedade configuradas por um limite de extensão do poder. A categoria território possui uma relação estreita com a de paisagem e pode ser considerada como um conjunto de paisagens contido pelos limites políticos e administrativos de uma cidade, estado ou país.
GABARITO
1 B
2 C
3 A

Nenhum comentário:

Postar um comentário