quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Os objetivos da contação de história, na Educação Infantil são:

  • Criar o hábito de escutar histórias;
  • Favorecer momentos de prazer em grupo;
  • Enriquecer o imaginário infantil;
  • Favorecer o contato com textos de qualidade literária;
  • Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento.


Como a professora deve proceder na contação de história:

Para crianças de até 1 ano 
  • Dirigir-se aos livros por meio de falas, gestos, balbucios (gritinhos, sorrisos, vocalizações, entre outros) e expressões faciais;
  • Imitar sons com base na fala do educador;
  • Estabelecer situações comunicativas significativas com adultos e outras crianças do grupo;
  • A criança deverá reconhecer o livro como portador de história, manifestando prazer ao explorá-lo e ao ser convidado pelo professor para escutar o que será lido;
  • O professor deve despertar a progressiva atenção dos alunos.
Para crianças de até 3 anos 
  • Ampliar repertório de palavras e histórias conhecidas;
  • Construir frases e narrativas com base nas conversas sobre os livros;
  • A criança deve entreter-se com leituras mais longas participando atentamente;
  • A criança deve reconhecer e nomear alguns livros;
  • A criança deve manipular o livro, folheando as páginas e fazendo referências às imagens;
  • A criança deve aprender a cuidar do livro e valorizá-lo;
  • Imitar o adulto lendo histórias.

A contação de história pode acontecer todos os dias.

Material necessário 

  • Livros de literatura;
  • almofadas;
  • bebês-conforto.

Desenvolvimento 

1ª etapa 
O trabalho começa com a sua preparação. Selecione livros com textos bem elaborados e ilustrações de qualidade. As histórias devem ter estruturas textuais repetitivas que favorecem a compreensão e a memorização. Programe-se para disponibilizar os livros em diferentes momentos da rotina. Promova conversas sobre eles fazendo perguntas e descrições, destacando os personagens e retomando as partes que as crianças consideram mais queridas. Após apresentar um livro novo, repita a leitura dele várias vezes para que a turma possa se apropriar da narração, memorizar partes da história e interagir com seu conteúdo. Alterne, na semana, a leitura de histórias repetidas e a introdução de novas. Esteja sempre atento às iniciativas das crianças e responda a elas por meio da fala, de gestos e de expressões faciais. Sempre promova conversas entre as crianças sobre o que foi lido.
2ª etapa 
Leia o livro para conhecer bem a história. Treine a entonação e a fluência da leitura lendo em voz alta para si mesmo antes de apresentá-lo aos pequenos. Prepare o espaço para que todos fiquem confortáveis. Eles podem deitar-se entre almofadas, sentar-se em roda ou no bebê-conforto. É importante que todos consigam ver o livro. Apresente-o para o grupo destacando as informações da capa (título, ilustração, nome do autor, ilustrador etc.). Faça uma breve apresentação da história despertando o interesse em escutá-la. Leia de forma fiel ao texto e vá mostrando as ilustrações conforme lê. No fim, converse com as crianças sobre a história: pergunte se e do que gostaram, volte às partes comentadas, mostre novamente as ilustrações e deixe que elas explorem o livro.
3ª etapa 
Leia a mesma história nos outros dias observando sempre o interesse do grupo. Observe se solicitam a leitura do livro. Sempre que for iniciar a atividade, cuide do espaço garantindo que este seja sempre um momento confortável e prazeroso. Mostre o livro às crianças e pergunte se lembram da história: pergunte sobre o título, os personagens e os acontecimentos que lembram. Só então conte novamente a história. Essa atividade pode ocorrer em média três vezes na semana.
4ª etapa 
Prepare-se para a apresentação de um novo livro realizando os mesmos procedimentos relatados na atividade 1. Inicie conversando com as crianças sobre aquele que já conhecem. Conte que irá apresentar uma nova obra que tem uma história diferente. Repita o que foi destacado anteriormente durante a leitura e a conversa sobre a história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário