quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

O SISTEMA SOLAR

O Sistema Solar é constituído pelo Sol e pelo conjunto dos corpos celestes localizados no mesmo campo gravitacional. Fazem parte do Sistema Solar os planetas, planetas anões, asteroides, cometas e os meteoritos.

Existem inúmeras teorias que tentam explicar como o Sistema Solar foi formado. A mais aceita é a da Teoria Nebular ou Hipótese Nebular, que defende que a formação desse sistema se deu através de uma grande nuvem formada por gases e poeira cósmica, que em algum momento começou a se contrair, acumulando matéria e energia, originando o Sol.

Os planetas realizam sua órbita em torno do Sol de forma elíptica, respeitando cada qual as suas próprias características (massa, tamanho, gravidade e densidade). Os planetas que estão mais próximos do Sol possuem composição sólida, enquanto os planetas menos próximos possuem composição gasosa.

Os asteroides são menores que os planetas e são compostos por minerais não voláteis. Já, os cometas são compostos por gelos voláteis que se estendem pelo núcleo, cabeleira e cauda. Os meteoroides são compostos por minúsculas partículas que, ao chegarem ao solo, caso isso ocorra, recebem o nome de meteoritos. O Sistema Solar está contido na Via Láctea, que ainda abriga cerca de 200 bilhões de estrelas.

Atualmente, o Sistema Solar é oficialmente constituído por oito planetas e cinco planetas anões, que orbitam em torno do Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Desde a sua descoberta em 1930 até 2006 Plutão foi considerado como o nono planeta do Sistema Solar. Porém em 2006, a União Astronômica Internacional criou a classificação de planeta anão. Assim, hoje, são considerados planetas anões: Plutão, Eris, Haumea, Makemake, e Ceres

As massas de todos estes objetos constituem em conjunto apenas uma pequena porção da massa total do Sistema Solar (0,14%), com o Sol concentrando a maior parte da massa total do Sistema Solar (99,86%). O espaço entre corpos celestes dentro do Sistema Solar não é vazio, sendo preenchido por plasma proveniente do vento solar, bem como poeira, gás e partículas elementares, que constituem o meio interplanetário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário