terça-feira, 12 de novembro de 2019

RESUMO DO TRABALHO ACADÊMICO

O resumo faz parte dos pré-textuais de monografias, artigos, dissertações de mestrado e teses de doutorado e tem como objetivo apresentar os principais pontos discutidos no trabalho acadêmico.


Embora seja mais sucinto nos artigos científicos, em todos os trabalhos ele deve obedecer a mesma sequência e abordar os mesmos aspectos.

No resumo do trabalho acadêmico deve conter:
- o tema discutido;
- o problema identificado;
- o principal objetivo (objetivo geral);
- os procedimentos metodológicos usados;
- os resultados.

Na estrutura das monografias, dissertações e teses, o resumo deve vir, imediatamente, antes da listas (ilustrações, tabelas, abreviaturas e siglas) ou sumário. Já, no artigo de graduação ou pós, deve ser o primeiro item após o nome do autor, isto é, ele abre o artigo.

O resumo é realizado em português e acompanhado por palavras-chaves ou descritores, contudo, na maioria dos trabalhos ele também deve ser traduzido para outro idioma, frequentemente o inglês (abstract), mas também admite o francês e o espanhol.

O número de palavras-chave ou descritores deve variar entre três (3), ou cinco (5), dependendo do tamanho do trabalho, isto é, os artigos e as monografias devem optar por três palavras-chave, enquanto as dissertações e teses por cinco. Estes termos devem vir separados por ponto final (.), ou ponto e virgula (;), dependendo da formatação exigida pela instituição. As palavras-chave ou descritores devem revelar os pontos mais importantes do trabalho, muitas vezes são as próprias variáveis que são estudadas.

Os resumos devem ser os últimos a serem elaborados no trabalho, já que contam, inclusive, com os resultados. Portanto, projeto de pesquisa NÃO TEM RESUMO, apesar de algumas instituições insistirem na presença deste item.

De acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o resumo deve ser executado na mesma fonte e tamanho escolhidos para o trabalho (por exemplo Arial, 12), em espaçamento entre linhas simples, em parágrafo único, sem recuo, no modo Justificado. Algumas instituições solicitam que o resumo seja escrito em itálico. Ele deve conter em 1o0 a 500 palavras, todavia este número pode variar conforme o tipo de trabalho acadêmico e instituição. Não é admitida nenhuma citação, seja essa direta ou indireta. O título RESUMO, nas monografias, dissertações e teses é centralizado, enquanto que nos artigos de graduação e pós é a esquerda ou justificado.

Segue um exemplo de resumo:
RESUMO

A nova concepção de Educação, fundamentada no homem como ser social, enfatiza a importância das interações sociais no processo de aprendizagem. Neste contexto, fica clara a relevância da relação professor-aluno neste processo. No entanto, esta relação não pode ser distante, onde o professor transmite conteúdo e o aluno, meramente, anota os conceitos. Hoje, já se sabe que estes comportamentos geram a desmotivação dos alunos, o que prejudica crucialmente o processo de aprendizagem. Neste sentido, percebe-se que uma relação professor-aluno, fundada na afetividade, na confiança e no respeito surtiria melhores resultados. Assim, diante da importância deste tema para os profissionais de Educação, o presente trabalho formula como sua questão principal de pesquisa: Como as relações afetivas entre  professor e aluno interferem no  processo aprendizagem? Para responder esta pergunta foram traçados os seguintes objetivos: geral: analisar como as relações afetivas entre  professor e aluno interferem no processo de aprendizagem. E como objetivos específicos: Descrever as atitudes do professor que facilitam a sua interação com o aluno; Conhecer como a afetividade pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem; Identificar na literatura as técnicas pedagógicas que contribuem para a criação de um ambiente de ensino prazeroso. Para cumprir estes objetivos foi realizada uma pesquisa descritiva, usando para a coleta de dados a técnica bibliográfica e para a análise a abordagem qualitativa. Como resultado observou-se que a relação professor-aluno na Educação Infantil pautada afetividade, na confiança e no respeito mútuo é de suma importância para que o ambiente de sala de aula seja harmonioso e prazeroso, o que facilita o processo de aprendizagem e a construção do conhecimento.

Palavras-chave: Afetividade. Processo de Aprendizagem. Relacionamento.

Vale frisar que nos artigos científicos mais atuais (desde 2015) o resumo é apresentado em tópicos, incluindo neste caso a conclusão. Segue um exemplo:

RESUMO
Introdução: a obesidade vem aumentando, de forma expressiva, em crianças e adolescentes. O aleitamento materno tem sido relacionado como fator preventivo de muitas doenças e, nos últimos anos, tem sido verificado seu papel de proteção contra a obesidade na infância. Objetivo: verificar a prevalência de excesso de peso e sua relação com o aleitamento materno em crianças de 48 a 60 meses.  Método: estudo transversal, no qual foram coletados dados antropométricos de crianças de 48 a 60 meses, de escolas de Município de Minas Gerais, MG, para cálculo de índice de massa corpórea (IMC) e classificação nutricional. Foram coletados, também, dados sobre a duração do aleitamento materno e alimentação atual da criança, além de variáveis demográficas e socioeconômicas.  Excesso de peso foi considerado variável desfecho. A variável explanatória principal foi o aleitamento materno e as variáveis de controle foram alimentação atual e as variáveis demográficas e socioeconômicas. A relação entre o desfecho e as variáveis explanatórias foi verificada por meio de regressão de Poisson. Resultados: a prevalência de crianças com excesso de peso foi de 9,6%. O aleitamento materno exclusivo (AME) até os 6 meses ou mais foi oferecido a 32,11% das crianças. O estudo aponta uma relação positiva entre a presença de AME e a ausência de excesso de peso em crianças de 48 a 60 meses para a categoria de AME por 6 meses ou mais. Relação semelhante não foi encontrada para o aleitamento materno complementado. Conclusão: A prevalência do excesso peso das crianças do estudo (9,6%) foi superior a média nacional (7%). O aleitamento materno exclusivo por 6 meses ou mais associou-se à ausência de excesso de peso e o aleitamento materno complementado não apresentou associação com o peso das crianças.
Palavras-chave: aleitamento materno, obesidade infantil.

Silvia Laura Abrahão

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