quinta-feira, 17 de outubro de 2019

O PORQUÊ DE FAZER MESTRADO

O mercado de trabalho atual pede mais que uma simples graduação. Neste sentido, aumenta a procura por cursos de especialização, muitos inclusive à distância. A maioria destes cursos contribui para ampliar os títulos acadêmicos, todavia é importante conhecer a pós-graduação mais adequada para o fim que se deseja alcançar.
O mestrado é um grau acadêmico com ênfase na formação de pesquisadores e professores universitários, logo o seu objetivo é primordialmente científico.
No Brasil, dentro dos cursos stricto sensu, ou seja, aqueles cursos que fornecem especializações específicas (estritas), o mestrado é o mais procurado e o primeiro degrau para a especialização em alguma área, uma vez que ele pode ser complementado, posteriormente pelo doutorado, pós-doutorado e/ou à livre-docência.
O mestrado é específico para aqueles que querem seguir  a carreira acadêmica.  Além disso, ele possibilita a formação mais profunda, o que significa que também permite a formação de pesquisadores em áreas específicas do conhecimento. Neste sentido, o acadêmico deve demonstrar a habilidade para realizar estudos científicos, na linhas de pesquisa da área de formação escolhida.
 A dissertação é o trabalho acadêmico para obtenção do grau de mestre. Os projetos de dissertação não precisam abordar temas e/ou métodos inéditos, todavia devem abordar com profundidade o tema escolhido. 


Silvia Laura Abrahão

Nenhum comentário:

Postar um comentário