segunda-feira, 8 de julho de 2019

O QUE UMA FÁBULA?

Fábula é um gênero literário cuja característica principal é a narração alegórica, fantasiosa, sem compromisso com a realidade, permeada por recursos lúdicos e pedagógicos.

É uma narrativa breve que sempre leva a um ensinamento, porque a moralidade a distingue dos demais gêneros literáriosPor séculos foi e ainda é um dos instrumentos a serem aplicados como suporte para a transmissão de conhecimento, de moral, da cultura e dos costumes.
A narrativa utiliza com frequência, embora não seja regra, animais como personagens principais. La Fontaine está entre os principais autores do gênero e, no Brasil, o nome de maior destaque é Monteiro Lobato.
O gênero é antigo, utilizado com frequência entre povos asiáticos. Esopo, um escravo grego que viveu durante o século VI a.C., o teria consagrado.
A estrutura narrativa da fábula cabe na distribuição dos acontecimentos como epopeia, conto, romance e, até mesmo, drama
Embora transite nos demais gêneros literários, a fábula é uma narração breve em que os personagens desfilam recursos pedagógicos que levam à reflexão sobre a ética, política e outras convenções.
Características
Os recursos alegóricos da fábula permitem a transmissão de conhecimento às crianças, ainda com limitações de vivência e carências acadêmicas para compreensão das convenções sociais.
Considerando o público, o entendimento da fábula deve ser rápido e fácil. O gênero busca na alegoria os elementos para as lições ocultas, por isso o uso de animais e figuras.
Embora seja diferente da sátira, também utiliza como recurso de fixação a ironia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário