quarta-feira, 19 de junho de 2019

O ESTADO DO ACRE

O Estado do Acre está localizado na Região Norte do Brasil. Apresenta diferença de fuso horário de uma hora a menos em relação à Brasília. Foi a última área a ser incorporada ao território brasileiro.

No período colonial, o território que hoje correspondente ao Acre pertencia à Bolívia, e o Peru se considerava pertencente a uma pequena parcela dessa área. A intensa ocupação de brasileiros para desempenhar a atividade extrativista (seringueiros), em busca da matéria prima para obtenção da borracha na área, desencadeou uma série de conflitos entre as autoridades bolivianas e os seringueiros brasileiros.

Após vários confrontos armados entre os ocupantes brasileiros e tropas bolivianas, além de assinaturas de alguns acordos referentes à legitimidade desse território, o Brasil, em 1903, através da assinatura do Tratado de Petrópolis, adquiriu a região do Acre através do pagamento para a Bolívia de 2 milhões de libras esterlinas. Em 1904, o Acre se tornou definitivamente território federal.

Somente em 1962, durante o governo do Presidente João Goulart, é que o Acre foi elevado à condição de Estado, esse fato ocorreu em razão da região ter atingido o nível de arrecadação fiscal exigido pela constituição de 1946.
As cores da bandeira do Acre são: verde, que representa as matas; amarelo, das riquezas minerais; e o vermelho, como homenagem aos brasileiros mortos durante os confrontos com os bolivianos pela disputa da área.


Sua população é composta por imigrantes paulistas, nordestinos e sulistas, além da população indígena. Conforme contagem populacional realizada em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população total é de 894.470 habitantes.
Possui uma área de 164.123 quilômetros quadrados, divididos em 22 municípios.
Sua capital é Rio Branco, outras cidades de grande importância do Estado são: Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Feijó e Tarauacá.
O relevo da região é caracterizado por depressão, na maior parte do território; e planície estreita ao norte. O clima é equatorial úmido, marcado pelas elevadas temperaturas na maior parte do ano e baixa amplitude térmica. As máximas são de 32 ºC, e, no inverno, as mínimas giram em torno de 18 ºC. Os altos índices pluviométricos são outra característica importante do clima acriano, variando entre 1.800 mm e 2.500 mm anuais. 
Os principais rios são: Acre, Envira, Juruá, Purus e Tarauacá. A Floresta Amazônica é a vegetação predominante no Estado.
O setor de serviços é o principal responsável pela economia do Estado, com aproximadamente 74% das atividades econômicas; a indústria corresponde a 22% da economia local. A madeira é o principal produto de exportação.
O Acre apresenta muitos problemas no âmbito social, a mortalidade infantil é a maior da Região Norte, 28,9 crianças - a cada mil nascidas vivas - morrem antes de completar um ano de vida. Outro problema é que 60% dos domicílios são desprovidos dos serviços de saneamento ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário