segunda-feira, 24 de junho de 2019

MEIOS DE ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

Para chegar a um determinado lugar é preciso ter referências ou o endereço, isso no campo ou na cidade, no entanto, nem sempre temos em nossas mãos instrumentos ou informações para a orientação. Em áreas naturais como as grandes florestas, desertos e oceanos não há placas ou endereços para informar qual caminho se deve tomar. Nessas circunstâncias temos duas opções para nos orientar, que são pelos astros ou por instrumentos

Os astros, mais precisamente o posicionamento do sol, da lua e das estrelas, são usados desde os primeiros tempos,  quando pessoas que percorriam grandes distâncias. Até nos dias atuais pequenas embarcações desprovidas de equipamentos de orientação fazem o uso dos astros para se localizar e orientar, partindo do princípio que o Sol nasce ao leste. Porém, eles não possuem a mesma precisão dos instrumentos de orientação que são hoje usados. 

A orientação por instrumentos possibilita mais precisão a localização. Dentre os vários instrumentos usados para este fim, o mais utilizado é a bússola, objeto composto por uma agulha com imã que gira sobre uma rosa-dos-ventos (imagem acima). Neste instrumento, há os pontos cardeais - Norte: N, Sul: S,  Leste: L ou E (em função dessa expressão em inglês, “east”).,Oeste: O ou W  - e os pontos colaterais:
Entre o norte e o oeste: Noroeste (NW);
Entre o norte e o leste: Nordeste (NE);
Entre o sul e o leste: Sudeste (SE);

Entre o sul e o oeste: Sudoeste (SW);
A bússola é instalada em aviões, navios, carros e motos de competição de rally, com o objetivo de manter as pessoas na direção pretendida. 
Hoje, a orientação também utiliza sinais de radar ou satélites, que emitem informações (altitude, distâncias, localização,etc.) sobre qualquer ponto da Terra. 

O planeta Terra possui uma superfície de 510 milhões de quilômetros quadrados, o que demonstra que o ato de localizar um espaço é bastante complexa. Desta forma, foram criadas, pelo homem, linhas imaginarias (paralelos e meridianos) para facilitar a localização. 

Silvia Laura Abrahão

Nenhum comentário:

Postar um comentário