terça-feira, 25 de junho de 2019

FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS

Os primeiros filósofos são conhecidos, na história da filosofia, como filósofos da natureza, físicos, naturalistas ou pré-socráticos. A razão para serem chamados assim é o fato de terem se dedicado a compreender e explicar a natureza (physis), o mundo, o universo, todas as coisas.

Já, a expressão pré-socrático significa “anterior à Sócrates”. Os filósofos da natureza viveram no século VII e VI a.C. , já Sócrates nasceu no século IV a.C. Essa é a razão para tal denominação.
A área de estudo desses filósofos é chamada, dentro da filosofia, de cosmologiaEssa é uma palavra formada por cosmos logia, que significa estudo do cosmos. Cosmos é um conceito grego para universo, o conjunto de todas as coisas. Remete à ideia de ordem, harmonia. Observe como a natureza é ordenada, harmoniosa. A sequência das estações, movimentos de migração de pássaros, as marés todos esses são fenômenos que manifestam uma certa organização. O resultado disso, para os gregos, era um universo harmonioso e belo. A palavra “cosmético” tem relação com essa ideia inicial de cosmos, como algo que é belo.
Tales foi o iniciador da escola de Mileto. Seus discípulos deram continuidade as suas investigações, mas chegaram a conclusões diferentes. Anaximandro e Anxímenes defendiam que o elemento primordial da natureza era, respectivamente, o apeirom e o ar.
As questões cosmológicas estiveram presentes no pensamento grego por um longo período. Uma das contribuições mais conhecidas à essa discussão talvez tenha sido feita por Demócrito (460-371 a.C.). Segundo esse filósofo, “nada existe, exceto átomos e o espaço vazio.” Ele acreditava que a realidade era formada por pequenas partículas indivisíveis, chamadas por ele de átomos, que em grego significa simplesmente não-divisível. As diferentes coisas existentes no cosmos eram formadas por diferentes combinações dessas partículas minúsculas.
A lista abaixo contém alguns dos filósofos pré-socráticos mais destacados:
  1. Tales: acreditava que tudo é composto de água;
  2. Anaximandro: acreditava que a origem de todas as coisas era o ilimitado;
  3. Anaxímenes: acreditava que do ar surgia todas as coisas;
  4. Heráclito: dizia que na natureza “tudo flui” e todas as coisas são constituídas a partir do fogo;
  5. Pitágoras: afirmava que tudo é formado de números;
  6. Parmênides: defendia que toda mudança é um ilusão;
  7. Empédocles: afirmava que a natureza é formada por quatro elementos, terra, ar, água e fogo;
  8. Demócrito: foi um dos responsáveis pela criação do atomismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário