terça-feira, 18 de junho de 2019

COMO FORMULAR A QUESTÃO DE PESQUISA

Depois de escolhido o tema do seu artigo, monografia, dissertação de mestrado ou tese de doutorado você deve identificar um problema, ou melhor, algo que não esteja totalmente explicado para a sociedade de um modo geral, ou pelo menos para parte significativa dela, isto é, a importância de algo para alguém. No entanto, não confunda exposição do problema (apresentação daquilo que será pesquisado), com a justificativa da escolha do tema, na qual são apontadas as razões que motivou você a escolhê-lo.



Para demonstrar a importância deste problema/situação é importante escrever dois ou três parágrafos explicando este "problema". Para tanto, é relevante o acadêmico fazer uma breve pesquisa sobre o assunto, lembrando que este problema deve ser sustentado por fatos reais não meras suposições e, se possível, por dados estatísticos. Ressalta-se que nos artigos, a introdução (local onde o "problema" é exposto) é em texto corrido, de forma que apresentado tema, o problema deve ser formulado em 1 ou dois parágrafos, Nas monografias, dissertações e teses, geralmente a questão de pesquisa finaliza o item: Problema de Pesquisa ou Delimitação do Tema.

Exposto o problema é necessário formular a pergunta de pesquisa, sempre finalizada com o ponto de interrogação, esta pergunta deve ser clara e ser respondida pelo objetivo geral, que é estabelecido para o trabalho. Neste sentido, formule uma pergunta que possa ser compreendida por qualquer pessoa (não só por um especialista no tema) e que realmente possa ser respondida. Lembre-se que na conclusão ou nas considerações finais do trabalho será necessário retornar a pergunta, isto é, respondê-la.

Exemplo de questão de pesquisa:
Qual a importância da responsabilidade socioambiental para a gestão de uma organização sustentável? Objetivo Geral:  Analisar a importância da responsabilidade socioambiental para a gestão de uma organização sustentável. Perceba que o objetivo geral responde imediatamente a questão de pesquisa

Bons estudos!!!!

Silvia Laura Abrahão

Nenhum comentário:

Postar um comentário