terça-feira, 2 de abril de 2019

A JUSTIFICATIVA E RELEVÂNCIA DO TRABALHO ACADÊMICO

A justificativa do trabalho acadêmico – artigo, monografia, dissertação de mestrado, tese de doutorado -, também denominada a relevância do trabalho, refere-se à importância da escolha do tema que será discutido.



Em outras palavras, a justificativa informará ao leitor o porquê do acadêmico abordar audiência de custódia e não o sistema carcerário. Todavia, esta explicação precisa estar fundamentada não só na “vontade” do estudante.

Primeiramente, deverá ser demonstrada a relevância de abordar a temática escolhida para a sociedade de um modo geral, isto é, o que a sociedade “ganhará” com o estudo: informação, esclarecimentos mais profundos que lhe poderão ser úteis, maior compreensão sobre determinado fenômeno. Seguindo o exemplo do parágrafo anterior, é possível falar que o trabalho sobre a audiência de custódia justifica-se pela importância de evidenciar que este procedimento contribui para a redução de presos provisórios nos presídios e nas delegacias, considerando-se que isso gera a superpopulação nesses locais, o que traz constantes fugas e rebeliões, que acabam prejudicando o dia a dia de toda a comunidade, onde estão inseridas essas unidades de Segurança Pública.

O segundo aspecto que deve ser abordado na justificativa é o benefício, a importância para a instituição (empresa, escola, órgão público, etc.), nos casos dos trabalhos que envolvam a pesquisa de campo e/ou a documental, ou para a categoria abarcada pela pesquisa. No nosso exemplo, os operadores do Direito seriam beneficiados, pois além de ampliar a sua atuação profissional – todo preso/suspeito precisa de um advogado na audiência de custódia -, também fornece subsídios doutrinários e legais para a impetração, por exemplo, do Habeas Corpus, uma vez que a audiência de custódia é um direito legal que deve ser assegurado a todos e, que no Brasil, nem sempre é respeitado. Ou seja, o trabalho aprofunda o tema para determinada categoria, ou identifica possíveis falhas ou gargalos, bem como propõe melhorias para a organização, objeto do estudo.

O terceiro e último ponto aborda a importância para o acadêmico. Aqui, o estudante pode colocar o motivo “particular” da escolha do tema. Entretanto, a justificativa não pode apoiar-se simplesmente na “preferência” do estudante. O parágrafo deve ser fundamentado numa motivação mais “técnica”, no nosso exemplo, “o autor pretende atuar no ramo Penal”; ou “o autor trabalha na Vara Criminal, ou é agente de Segurança Pública e convive com o problema da superlotação de delegacias e presídios”.

Vale frisar que a justificativa, como todo o trabalho acadêmico, deve ser redigida com verbos impessoais – na terceira pessoa -, inclusive na abordagem da relevância para o acadêmico, que nesse parágrafo se autonomeará “autor”.

É importante também que o primeiro aspecto contenha alguma citação direta ou indireta (dado estatístico, opinião de algum autor, ou algum fato que tenha ocorrido). No nosso exemplo, seria possível citar os dados estatísticos sobre o número de presos provisórios que esperam para ser ouvido pelo juiz.

Nos trabalhos acadêmicos maiores – monografias, teses
e dissertações – a justificativa vem como um subitem da Introdução, no início do trabalho, neste caso ela deve ser mais elaborada e conter de três a seis parágrafos.

Nos artigos, a justificativa também vem na Introdução, só que em texto corrido, frequentemente após a apresentação dos objetivos ou da hipótese. Ela dever ser mais concisa (enxuta) e ter no máximo três parágrafos.

Espero que o texto tenha ajudado.


Boa sorte!!!!


Silvia Laura Abrahão

Nenhum comentário:

Postar um comentário