Leonardo da Vinci foi um pintor italiano. "Mona Lisa" foi uma das obras que o notabilizou como um dos maiores nomes da Renascença.
Leonardo da Vinci nasceu na pequena aldeia de Vinci, perto de Florença, Itália, no dia 15 de abril de 1452. Filho do tabelião Pierro e da jovem Catarina, ainda menino, já desenhava e pintava. Em 1466, mudou-se com a família para Florença. Com 16 anos tornou-se aprendiz do pintor e escultor florentino Andrea del Verrocchio, onde trabalhava Boticelli, Filippino Lippi, entre outros pintores, protegidos do governador Lourenço de Medici.
O primeiro trabalho importante de Da Vinci foi uma parte da tela “O Batismo de Cristo”, de Verrocchio, quando pintou os anjos e a paisagem à esquerda do quadro.
Em 1478, Leonardo da Vinci executou um painel do altar para a capela de São Bernardo, no Palácio da Senhoria. Em 1481 ele foi encarregado de pintar um painel para a igreja dos frades de São Donato, de Scopeto, próxima de Florença, mas a obra “Adoração dos Magos” ficou inacabada.
Em 1482, com 30 anos, Da Vinci transferiu-se para Milão e ofereceu seus serviços a Ludovico Sforza, o Duque de Milão, apresentando-se como engenheiro, arquiteto e pintor. Em 1483 pintou o quadro “A Virgem das Rochas”, da qual existem duas versões, uma no Museu do Louvre e a outra, provavelmente posterior, na Galeria Nacional de Londres.
Em 1495, Leonardo da Vinci iniciou a obra “A Última Ceia”, um afresco de dimensões consideráveis, 9 metros de largura e 4 metros e 20 cm de altura, numa parede do Convento de Santa Maria Dele Grazie, em Milão. Foram três anos de trabalho, desenhando e redesenhando as figuras da Ceia. Nessa época, pintou o retrato de Cecília Gallerani, conhecido como “A Dama com Arminho”.
Leonardo da Vinci ficou em Milão até 1499 para projetar a catedral, mas acabou esboçando e construindo a rede de canais e um vasto sistema de irrigação e abastecimento de água. Fez o projeto completo da urbanização da cidade. Nesse mesmo ano, quando os franceses invadiram a cidade, Leonardo retornou para Florença.
Em Veneza, Da Vinci estudou o sistema defensivo da cidade ameaçada pelos turcos. Estudou anatomia e foi acusado de desrespeito aos mortos, por dissecar cadáveres, prática que constituía crime, além de ser pecado contra a Igreja. Registrou inúmeros desenhos no “Tratado de Anatomia” que escreveu.
De volta a Florença foi nomeado Engenheiro Militar e acompanhou César Bórgia nos seus empreendimentos de guerra. Em 1503, iniciou a tela Gioconda. Segundo o pintor e biógrafo Giorgio Vasari (1511-1574) Francesco del Giocondo, um rico florentino, encomendou a Leonardo o retrato de sua mulher.
Em 1507 foi nomeado pintor e engenheiro na corte de Luís XII da França, Nesse mesmo ano terminou a Mona Lisa de Giocondo, que se tornou o quadro mais célebre da pintura ocidental. Hoje está no Museu do Louvre, em Paris.
Leonardo da Vinci viveu em Roma entre 1513 e 1516, onde foi protegido pelo irmão do Papa Leão X. Colocou-se a serviço de Juliano de Medici. Nessa época, pintou “São João Batista”, provavelmente sua última obra. Com a morte de Juliano, da Vinci deixou definitivamente a Itália e transferiu-se para o Castelo de Cloux, em Amboise, na França, uma residência de Francisco I. Levou os seus manuscritos, centenas de desenhos e três quadros, todos feitos por encomenda e nenhum deles entregue.
Leonardo da Vinci faleceu no Castelo de Cloux, Amboise, França, no dia 2 de maio de 1519. Foi sepultado no convento da Igreja de Saint Florentin, em Amboise.
Obras de Leonardo da Vinci
- O Batismo de Cristo (anjos e paisagens),1475
- A Anunciação, 1475
- Ginevra de Benci, 1476
- Virgem Benois, 1478
- A Vígem de Granada, 1480
- A Virgem do Cravo, 1480
- São Jerônimo, 1480
- Dama Com Arminho, 1480
- Adoração dos Magos, 1481
- Virgem das Rochas, 1483
- Madona Litta, 1490
- Retrato de Um Músico, 1490
- La Belle Ferronniere, 1495
- A Última Ceia, 1497
- Salvator Mundi, 1500
- Virgem do Fuso, 1501
- Santana, a Virgem e o Menino, 1503
- A Batalha de Anghiari, 1505
- Mona Lisa, 1507
- Virgem dos Rochedos, 1508
- São João Batista, 1513
Nenhum comentário:
Postar um comentário